A XXXVI edição da Feira Agropecuária e do Cavalo, de Santiago do Cacém, será realizada entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho. Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC) é há muito uma das grandes bandeiras do concelho alentejano. Em 2024 a edilidade volta a apostar “num cartaz musical forte” com o objetivo de atrair “o público mais jovem” ao recinto do Parque de Feiras e Exposições e tentar superar o número de visitantes do ano passado, que foram 45 mil.
No primeiro dia e apesar das portas do certame abrirem às 10h, a abertura oficial do evento acontecerá pelas 17h30 e ficará a cargo da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística de Santiago de Cacém. Até ao fim de dia 30 do corrente mês e até ao encerramento das portas, o visitante poderá apreciar vários espetáculos como batismos equestres, passeios de tuk-tuk e apresentações de show-cooking.
Bispo é o primeiro artista a subir ao palco com um espectáculo às 22h30. Dadão atua depois, pelas 23h45 e no final do primeiro dia, já à meia noite terá lugar a tradicional garraiada.
O segundo dia do certame, trará a possibilidade de fazer um passeio de carroça junto ao picadeiro, às 10h. Às 11h30, será a vez de Take Dance, direcionada para as crianças, na zona de animação. Ao final da tarde, pelas 18h30, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realizará o Cortejo da Charanga, e, pouco depois, pelas 18h45, o presidente da Câmara de Santiago de Cacém, Álvaro Beijinha, comparecerá ao cortejo junto ao edifício do município. Neste segundo dia, às 22h30, Van Zee é o primeiro artista a iniciar os espetáculos de música, e às 24h sobe Kura. Para finalizar a festa, Zanova é a última DJ da noite.
Com o Dia Mundial da Criança, dia 1 de Junho, a programação é naturalmente direcionada para os mais pequenos. Para este efeito a CMSC preparou um ateliê de Hortas Pedagógicas e também o projeto “O Fluviário Vai À Escola” que irá estar presente diariamente com uma exposição de várias espécies de peixes tendo, ao vivo, uma interação real com o ecossistema fluvial.
Musicalmente o dia encerra com Pedro Mafama às 22h45, Smells Like 90s às 23h45 e por fim às 2h30, Kevu. O último dia da Santiagro será preenchido com demonstração de tosquia de ovelhas e às 16h30 decorrerá uma apresentação de tratamento veterinário dentário ao cavalo.
O grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo, CerCante, irá realizar uma atuação de cante alentejano no Pavilhão de Exposições, às 17h. O chef David Vitorino será o anfitrião de uma prova de vinhos na tenda multiusos às 20h30. Por fim, às 22h30, será a vez de Nininho Vaz Maia que será o último artista da noite e às 2h dá-se o encerramento da Santiagro.
Os preços da feira mantém-se. O preço para os quatro dias é de seis euros e o valor diário é de dois euros.
De realçar que a iniciativa da CMSC, como apoio ao comércio local, permitirá que todos aqueles que fazem compras de Natal no comércio tradicional do concelho, terão direito a uma senha para entrar na Santiagro, tal como sucedeu no ano passado, em que mais de 10 mil pessoas acederam ao evento através desta modalidade.