O Centro Cultural Costeiro (CCC), sito no antigo e emblemático edifício na Rua Dr. Aníbal Esmeriz, abriu no passado dia 25. Este projeto financiado, parcialmente, pelo mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, é tido como um desígnio portador de enorme importância a tendo em conta a revitalização de Sesimbra, realçando a sua história, a sua identidade e sublinhando o seu futuro.
O imóvel centenário foi totalmente remodelado para receber este novo espaço dedicado à preservação do património cultural e marítimo, e vai funcionar em estreita ligação com o Museu Marítimo de Sesimbra.
Para além das sinergias de âmbito nacional que visam inúmeras atividades relacionadas com a conservação, o estudo, a proteção e a promoção social e cultural, além de fomentar a troca de conhecimentos relacionados com o mar, há também a assinalar a vertente internacional que passará a vigorar no e através do CCC. Uma cooperação que envolverá a comunidade sesimbrense e diversos parceiros noruegueses, como o Museu Marítimo da Noruega e a Universidade Ártica da Noruega.
O custo total da remodelação do edifício representou um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros, dos quais 900 mil euros oriundos do orçamento municipal, 750 mil euros provindos do mecanismo financeiro EEA Grants.
Deste montante, 500 mil euros foram destinados à obra física e 250 mil euros para ações imateriais, como intercâmbios de formação, seminários e uma exposição internacional realizada simultaneamente em Sesimbra e na Noruega, aproximando assim, o que está distante geograficamente.
Contudo, não foi apenas o edifício na Rua Dr. Aníbal Esmeriz que foi reabilitado; também a antiga Mercearia Ideal foi objeto de reabilitação urbana, destinando-se a partir deste Verão, a ser uma loja para promoção e venda de produtos tradicionais, recebendo exposições e atividades pedagógicas, honrando a história do imóvel.