Com o objetivo de dotar de melhores condições de trabalho a Divisão de Desenvolvimento Educativo (DDE), uma estrutura municipal de grande importância, que se encontra há longos anos num edifício degradado e com parcas condições para quem ali trabalha, a autarquia decidiu reabilitar um imóvel municipal para alojar esta Divisão.
E para a realização deste objetivo da edilidade, já arrancaram as obras de reabilitação que visam transformar o antigo imóvel da colectividade “O Chinquilho” no novo espaço da Divisão de Desenvolvimento Educativo (DDE) da Câmara Municipal da Moita.
A empreitada que representa um investimento de cerca de 326 mil euros, que é um valor inferior em cerca de 50 mil euros ao inicialmente previsto, deverá estar concluída em Abril do próximo ano, já que apresenta um prazo de execução de 210 dias. Com uma área bruta de 273 metros quadrados, as antigas instalações da coletividade, depois de reconvertidas, vão permitir à Divisão de Desenvolvimento Educativo a criação de novas valências.
O Presidente da Câmara da Moita (CMM), Carlos Albino, sublinhou a importância deste investimento por parte da edilidade: “Visa dar resposta tanto aos funcionários, em termos de condições de trabalho, como aos munícipes, que ganham um espaço central e mais acessível para quem tem mobilidade reduzida”.
Para o edifício, onde actualmente funciona a Divisão de Desenvolvimento Educativo, que ficará livre após a transferência do serviço para o novo espaço, a autarquia está a estudar futuras possibilidades de uso, sendo uma delas o aluguer do espaço para uso para a promoção turística do concelho da Moita, por exemplo.
Também em cima da mesa está a hipótese deste imóvel camarário poder vir a servir de plataforma para alojamento local, dada o reduzido número de camas que o concelho moitense oferece, e que está aquém das necessidades turísticas que o concelho regista.