Depois do fogo em Seixal

O incêndio de grandes dimensões, que na tarde da passada quarta-feira (dia 11), deflagrou no Seixal, só foi dominado na madrugada de quinta-feira, quando já estava no concelho de Sesimbra, próximo da Lagoa de Albufeira, consumiu 840 hectares de mato e floresta entre os dois concelhos. Os dados da área ardida, provisórios, e avançados pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) apontam para 230 hectares ardidos no Seixal e 600 em Sesimbra.

Segundo o ICNF, o incêndio consumiu sobretudo pinheiro-bravo mas, também, pinheiro-manso, em terrenos quase integralmente privados. De acordo com o próprio instituto está, neste momento, a ser levado a cabo o levantamento dos danos provocados pelo incêndio, em coordenação com os serviços municipais de ambas as autarquias.

Este levantamento servirá de base ao relatório de estabilização de emergência (REE), que estará concluído previsivelmente ainda este mês e no qual estarão patentes as “diversas propostas de medidas de recuperação dos ecossistemas e das infra-estruturas a executar pelas diferentes entidades (proprietários florestais e serviços públicos)”. 

A Protecção Civil de Sesimbra fechou o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, um santuário natural de aves perto da Lagoa de Albufeira, retirando do local um grupo de turistas. De acordo com a autarquia sesimbrense, o espaço, “uma das zonas mais sensíveis e importantes da região em termos ambientais, esteve em perigo, e chegou a ser dado como perdido, no entanto, o imenso trabalho dos bombeiros permitiu salvar este santuário natural, que viu cerca de 30 por cento da sua área ardida, mas maioritariamente em zona de caniçais”.

Recordamos que as chamas começaram numa viatura que se incendiou na berma da Autoestrada 33 (A33) perto das 12h30 de quarta-feira, propagando-se ao mato envolvente. 

O incêndio obrigou ao emprego de onze meios aéreos, entre helicópteros e aviões com grande capacidade de armazenamento, que apoiaram os 345 bombeiros das várias corporações da Região de Setúbal e Lisboa com 108 viaturas de combate a incêndios.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Seixal Criativo
Atualidade

Seixal Criativo abre pré-candidaturas para edição 2025

O Seixal Criativo, um programa revolucionário promovido pela Câmara Municipal do Seixal, tem-se destacado como um farol de oportunidades para a juventude local....

app carris
Atualidade

O “onde” e “quando” da Carris Metropolitana em Setúbal

A Transportes Carris Metropolitana (TCM/ Carris Metropolitana) apresentou a nova aplicação (app) que permitirá a qualquer passageiro inteirar-se do paradeiro do autocarro de...

plataforma siga
Atualidade

Plataforma SIGA chega ao Seixal

Começar um novo ano letivo pode ser uma época desafiadora para pais e responsáveis, repleta de sentimentos de ansiedade, stress e receio. Será...