Será iniciada já em Outubro, a obra de alargamento da ponte e via na Estrada do Matão, junto ao lar da Santa Casa da Misericórdia. Esta obra vai traduzir-se no alargamento da estrada ao longo da Caldeira da Moita e da ponte, com a construção de um novo tabuleiro” e, pretende-se com esta, descongestionar o trânsito numa das principais entradas e saídas da vila.
De acordo com o município, a nova estrutura “permitirá a criação de uma faixa de circulação automóvel de seis metros de largura, com duas vias e dois sentidos de trânsito, além de uma sinalização rodoviária compatível com a Zona 30”. E incluirá ainda, de um lado, “uma via ciclável e pedonal conectada à existente na marginal da Moita”.
Esta obra de requalificação tornou-se possível após a chegada a acordo entre a Câmara Municipal da Moita (CMM) e a cadeia de supermercados ALDI. Ou melhor dizendo, após a celebração de uma adenda ao contrato de urbanização celebrado em 2020 em sequência da instalação do centro logístico da empresa em Alhos Vedros.
Durante a construção do centro de logística em Alhos Vedros, o ALDI cedeu à Câmara Municipal uma área de 83.482 metros quadrados para domínio privado municipal. No entanto, parte deste terreno foi ocupada pela construção de uma bacia de retenção de águas pluviais, com 12.700 metros quadrados, o que tornou impossível ao município utilizar a área para as finalidades originalmente previstas, como equipamentos comunitários e espaços verdes”.
Desta forma, a adenda rubricada entre as partes, vai permitir, não só a redefinição da área cedida em 2020 mas também a realização de obras de reforço nas infra-estruturas já existentes, estando incluídos o alargamento da ponte e da via na Estrada do Matão.
Correndo tudo dentro do previsto, as obras deverão estar concluídas no início do próximo ano.