A Praça que é uma criança em Setúbal

Foi inaugurada, após um investimento superior a meio milhão de euros, a Praça do Brasil, localizada junto ao Interface de Transportes de Setúbal (ITS). A renovação da praça, agora oferecida aos setubalenses e visitantes, significa a criação de novas zonas de lazer, áreas de sombra e também um parque infantil.

Esta requalificação tem como objetivo devolver o espaço aos peões, oferecendo agora melhores condições para o usufruto de quem passa pela praça diariamente. A intervenção adoptou “uma boa solução para uma das principais praças” da cidade, que recebe uma grande parte das pessoas que chegam a Setúbal através dos transportes públicos.

A Praça do Brasil deixara de ser um espaço funcional para a comunidade, tornando-se em mais um parque de estacionamento. Através desta requalificação a praça readquiriu a sua função original de lazer e convivência.

O comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), adianta também que o parque de estacionamento, que antes ocupava a praça foi transferido para a Praceta Quinta do Tavares, localizada atrás dos edifícios no lado norte.

A requalificação incluiu também a construção de uma nova rotunda entre a Praça do Brasil e a estação ferroviária. No centro da rotunda, foi instalada uma escultura de Ricardo Romero, escultor alentejano que presenteou uma magnífica peça que preenche toda a área da nova rotunda. Esta obra que retrata uma criança a brincar com um comboio, simboliza e reforça a ligação de Setúbal ao transporte ferroviário.

Este projeto enquadra-se num plano de desenvolvimento mais amplo, que marca o atual mandato autárquico como o que regista “o maior investimento desde o 25 de Abril”, conforme destacado por André Martins, o edil setubalense. De resto, a autarquia está a realizar um conjunto de obras no valor de 30 milhões de euros, destinadas a melhorar as infraestruturas e os serviços oferecidos à população.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Atlas Coletivo
Atualidade

Atlas Coletivo: Investigando o Território Criativo de Setúbal

O projeto “Atlas Coletivo – Inventário de uma Paisagem” surge como uma iniciativa inovadora que pretende explorar e reinterpretar a relação entre a...

Margens mais próximas
Atualidade

Margens mais próximas

Desde o dia 1 de novembro que as margens Norte e Sul do Tejo se encontram mais próximas, mais vezes ao dia. Isto...

O Futuro diz CIM
Atualidade

O Futuro diz CIM

A futura Comunidade Intermunicipal (CIM) da Península de Setúbal está mais perto de se concretizar. A proposta de estatutos da futura entidade foi...