Abrigo para vítimas de violência doméstica 

Na reunião pública, de 27 de Março, a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou a abertura de um concurso público para a reabilitação, alteração e ampliação de três edifícios no centro histórico de Setúbal, para criação de alojamentos de transição para vítimas de violência doméstica.

Os três edifícios estão “funcionalmente interligados em termos de estrutura e infraestruturas” e localizam-se no quarteirão formado pelas Rua de Arronches Junqueiro (números 45 a 53), Travessa Francisco Pereira (10 a 14) e Rua do Eito (16 a 32) e estão interligados estruturalmente e infraestruturalmente.

É salientado que os edifícios em questão estão “localizados num quarteirão, em pleno centro histórico de Setúbal, onde as soluções arquitetónicas e o desenvolvimento das diferentes especialidades de projeto devem ser executadas encadeadamente, por um único empreiteiro, dadas as condições dos edifícios em causa e a extensão das reabilitações previstas”.

O concurso público tem o preço base de 2 milhões, 468 mil e 182 euros, tendo a empreitada um prazo máximo de execução de 360 dias. A empreitada em causa vai adaptar os três edifícios para que neles seja instalado um “Centro de Acolhimento, Programa de Reinserção Social, subscrito à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário” (BNAUT).

Entre outras ações, a empreitada passará por um conjunto de “demolições interiores, abertura de vãos exteriores e ampliação do piso -1 com introdução de elevador”, como se pode ler no comunicado da CMS.

O processo iniciou-se em Setembro de 2022, quando foi submetida a candidatura número 60379 sob o título “Alojamentos de transição para vítimas de violência doméstica”, sitos na Rua do Eito, Rua Arronches Junqueiro e Travessa Francisco Pereira.

Tal como no concurso aberto para a reabilitação do Palácio do Quebedo, que visa proporcionar habitação temporária a pessoas em situação de sem-abrigo, este concurso será decidido mediante a proposta mais vantajosa e em caso de empate, no momento da decisão, será escolhida a proposta que tenha o prazo de execução mais reduzido.




PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Península de Setúbal
Atualidade

Península de Setúbal Emerge como Destino Turístico em Ascensão no Panorama Nacional

A Península de Setúbal tem-se destacado como uma das regiões de Portugal Continental que mais tem crescido em termos de receitas provenientes do...

Rastreios Gratuitos
Atualidade

Rastreios Gratuitos do Cancro da Mama em Unidades Móveis em Setúbal

O diagnóstico precoce do cancro da mama pode fazer uma enorme diferença na sobrevivência e qualidade de vida das pacientes. É por isso...

Plano Director Municipal
Atualidade

O PDM “verde” de Setúbal

Foi aprovado em reunião pública da Câmara Municipal e em sessão da Assembleia Municipal, a versão final do Plano Director Municipal (PDM) do...