Academia Digital do Politécnico de Setúbal: Melhorando Competências nas Áreas Tecnológica e Digital

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com as consultoras CGI, NTT DATA e DataCorner, está a lançar a Academia Digital do IPS. Esta iniciativa tem como objetivo fornecer formações de nível pós-graduado para aprimorar competências e requalificar profissionais nas áreas tecnológica e digital. A criação da academia faz parte do projeto SONDA2026 – Smart Open Networks for Development Acceleration, que recebe financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e procura fortalecer e diversificar as oportunidades de formação nas competências digitais.

Parceria Estratégica para a Qualificação Profissional

O acordo entre o IPS e as consultoras reconhece a importância da cooperação institucional na qualificação e requalificação da população, bem como o papel dos empregadores na identificação das competências exigidas aos profissionais. Através desta parceria, as entidades envolvidas irão colaborar no desenvolvimento de cursos de pós-graduação que atendam às necessidades do mercado de trabalho no setor tecnológico em constante evolução.

A presidente do IPS, Ângela Lemos, destaca que este protocolo fortalece a relação com as empresas, especialmente no domínio digital, onde o conhecimento rapidamente se desatualiza. Ressaltou que é cada vez mais necessário oferecer formações sob medida e mais curtas para atender às exigências urgentes do mercado de trabalho.

Experiências Anteriores de Sucesso

O IPS já possui parcerias bem-sucedidas com as empresas signatárias do acordo. Em conjunto com a CGI, oferece o curso CTeSP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (Acceleration Program). Com a NTT DATA, o IPS desenvolveu o programa de pós-graduação em Gestão e Visualização de Dados na Cloud. Ambas as formações têm sido importantes para capacitar profissionais e suprir as necessidades do mercado.

Além disso, a empresa DataCorner, originária da Malásia, foi lançada em Portugal através da incubadora de ideias de negócio do IPS, a IPStartUp. Esta parceria promissora visa a criação conjunta de cursos breves, também conhecidos como microcredenciais.

Ampliando a Rede de Parceiros

O IPS espera contar com a participação de outras empresas para expandir a academia, proporcionando uma variedade ainda maior de formações. A colaboração entre o IPS, CGI, NTT DATA e DataCorner é apenas o início desta iniciativa, que tem como objetivo responder às exigências do setor tecnológico em constante transformação.

Ao envolver as empresas, que desempenham um papel fundamental na economia do país, a academia poderá identificar quais são os melhores caminhos a serem seguidos em termos de formação, garantindo que os profissionais estejam preparados para as exigências do mercado.

Em conclusão, a criação da Academia Digital do IPS é um marco importante para o desenvolvimento de competências nas áreas tecnológica e digital. Através desta parceria estratégica, o IPS e as consultoras CGI, NTT DATA e DataCorner estão a unir esforços para fornecer formações de qualidade que dêem resposta às necessidades do mercado de trabalho. Com o apoio de outras empresas, a academia tem o potencial de se tornar numa referência no setor, impulsionando o crescimento e a inovação no campo das competências digitais.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Auditorio-da-Bela-Vista
Atualidade
Início das obras do Auditório da Bela Vista: um espaço cultural e desportivo para a comunidade local

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São Sebastião uniram esforços para

Carris-Metropolitana
Atualidade
Carris Metropolitana sempre a crescer na Margem Sul

O ano de 2023 ficou marcado pelo crescimento exponencial da procura dos serviços de

Alegro-Setubal
Atualidade
Alegro Setúbal adere à “Hora Silenciosa”: Inclusão e Sensibilidade às Perturbações do Espectro do Au...

O Alegro Setúbal, gerido pela Nhood Portugal, é pioneiro em Portugal na implementação do