A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) da Bela Vista está cada vez mais perto de ser uma realidade, após a Câmara Municipal de Setúbal ter adjudicado esta empreitada, permitindo, desta forma, o início da construção da nova infraestrutura, num investimento superior a três milhões e meio de euros.
A nova USF da Bela Vista, que deverá estar concluída em cerca de um ano e três meses.
O investimento permitirá a instalação de um edifício totalmente novo na Avenida da Bela Vista, que tem como objetivo satisfazer as necessidades de cuidados de saúde primários de 21 mil utentes.
Será composto por quatro áreas funcionais, “formadas por zona da receção, gabinetes para prestação de cuidados de saúde, apoio administrativo e apoios gerais, e é servido de acessos viários e pedonais, com lugares de estacionamento para utentes e funcionários”, explica a autarquia em nota de imprensa.
A nova USF tem como objetivo criar “condições mais adequadas” para a “melhoria da prestação de cuidados de saúde” aos habitantes da freguesia de São Sebastião.
Este edifício apresenta-se, como “uma referência arquitetónica contemporânea e de caráter inovador, com qualidade estética, ambiental e funcional”.
É “mais um passo no cumprimento do protocolo celebrado com o ministério da Saúde”, contrato que prevê a construção das USF do Bairro do Liceu, da Bela Vista e, de Azeitão, esta última já construída e em funcionamento, tal como se pode ler na nota de imprensa da edilidade setubalense.
O programa funcional estabelecido é “desenvolvido num projeto do tipo 5B”, com duas unidades, tendo cada uma capacidade para atender 10.500 utentes e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.
Esta USF permite criar condições mais adequadas para a melhoria da prestação de cuidados de saúde aos habitantes da freguesia de São Sebastião, num edifício que se apresenta como uma referência arquitetónica contemporânea da cidade e que possui um caráter inovador associado à qualidade estética, ambiental e funcional.