Cercima inaugurou espaço Multisensorial em Canha

Cercima inaugurou espaço Multisensorial em Canha

A Cercima, organização que faz um notável trabalho com crianças, jovens e adultos portadores de deficiência e com necessidades educativas especiais nos concelhos de Alcochete e Montijo, inaugurou um novo espaço multissensorial em Canha. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, do Presidente da Junta de Freguesia de Canha, Armando Piteira, e da Presidente da Cercima, Cristina Dias.

Este novo espaço junta-se ao local já existente em Pegões Velhos, na Unidade de Saúde Familiar de Santo Isidro. Na cerimónia de inauguração, Cristina Dias fez questão de salientar o importante apoio recebido da Junta de Freguesia de Canha na recuperação deste novo espaço. A Presidente da Cercima afirmou ainda que este novo local “não pertence apenas à Cercima, mas sim a toda a comunidade”. A obra esteve integrada no projeto Trilhos Criativos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A iniciativa é uma das várias ações que estão a ser levadas a cabo na zona, que incluem também programas de formação para profissionais da educação, por exemplo.

Nuno Canta salientou o trabalho desenvolvido pela autarquia que procurou, através do PRR, desbloquear verbas que viabilizassem este tipo de obras por forma a qualificar as respostas sociais à população de Pegões de Canha. O Presidente da autarquia afirmou que “estas respostas pretendem ir ao encontro das pessoas e responder a desafios que temos na comunidade e que ainda não estão resolvidos”, salientando ainda que é importante dar resposta às pessoas com necessidades educativas especiais nas partes mais rurais do concelho.

Já a Vice-Presidente do executivo Montijense, Maria Clara Silva, sublinhou que a Câmara pretende “através deste novo espaço criar espaços inovadores, com recursos e equipamentos específicos, de estimulação sensorial, enquanto ferramenta de intervenção e de inclusão de pessoas com necessidades especiais, nas freguesias rurais”.

Esta obra representa mais um grande passo dado pela Cercima, que é há vários anos um importante auxílio para as crianças com necessidades educativas especiais e respetivas famílias, em direção a um apoio cada vez melhor e mais abrangente.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Eleicoes-Europeias
Atualidade

Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir uma participação democrática mais abrangente, a legislação eleitoral portuguesa...

Premio-de-Autarquia
Atualidade

Alcochete Celebra o Prémio de Autarquia do Ano em Empreendedorismo e Startups

O município de Alcochete, localizado na região de Lisboa, recebeu uma distinção notável – o Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia,...