Encontro e Debate sobre o Saara Ocidental e Timor-Leste no Seixal

No dia 16 de novembro, os Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal estarão abertos para receber um encontro e debate sobre a evolução histórica do Saara Ocidental e a luta pela autodeterminação do povo Saarauí, assim como as semelhanças com o processo de independência de Timor-Leste. Este evento, de entrada livre, promete atrair os mais curiosos sobre a sociedade contemporânea e as questões geopolíticas globais que afetam a vida de todos nós.

Programa do evento

O encontro, que terá início às 14h30, contará com a participação de diversas personalidades de destaque, como o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, representantes da Frente POLISARIO, a organização que luta pela independência do Sahara Ocidental, e Xanana Gusmão, atual primeiro-ministro de Timor-Leste. A moderação do debate ficará a cargo de Ricardo Alexandre, diretor adjunto da TSF.

Painel 1: Geopolítica e Direito Internacional

O primeiro painel do evento abordará os aspetos históricos e jurídicos que fundamentam as semelhanças e diferenças entre os processos de Timor-Leste e do Saara Ocidental, no contexto da geopolítica dos anos 1970 até aos dias de hoje. Manuel Loff, historiador especialista em História Contemporânea, irá discutir o contexto internacional há 50 anos, a sua evolução e situação atual. Ana Gomes, ex-diplomata e primeira embaixadora de Portugal na Indonésia, apresentará a luta pela autodeterminação de Timor-Leste, enquanto Sidi Omar, representante da Frente POLISARIO junto das Nações Unidas, abordará a luta pela autodeterminação do Saara Ocidental. Comunicações videográficas de Francesco Bastagli, ex-representante especial do Secretário-geral da ONU no Saara Ocidental, e Xanana Gusmão, primeiro-ministro de Timor-Leste, trarão mais perspetivas sobre o tema.

Pausa para café e visita à exposição

Após o primeiro painel, haverá uma pausa para café, seguida de uma visita à exposição “Saara Ocidental: a última colónia em África”. Esta exposição proporcionará uma visão mais aprofundada sobre a situação atual do Sahara Ocidental e permitirá aos participantes compreender melhor a realidade do povo Saarauí.

Painel 2: Resistência e Solidariedade

O segundo painel do evento discutirá as condições atuais da luta do povo Saarauí e o papel da solidariedade internacional. Omar Mih, representante da Frente POLISARIO em Portugal, apresentará a situação atual do povo Saarauí, enquanto Aminatou Haidar, participante Saarauí e defensora dos direitos humanos, premiada com o Nobel Alternativo em 2019, trará uma comunicação videográfica abordando o tema. Ilda Figueiredo, presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação, e António Baptista da Silva, representante da Associação de Amizade Portugal – Saara Ocidental, discutirão a solidariedade internacional. O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, e representantes de grupos interparlamentares de países como Espanha e Itália também estarão presentes para compartilhar suas experiências e exemplos de solidariedade com o povo Saarauí.

O evento será encerrado às 17h45, proporcionando aos participantes a oportunidade de refletir sobre as discussões e interações ocorridas ao longo do dia.

Não perca a oportunidade de participar neste encontro e debate único, que certamente contribuirá para o seu conhecimento sobre a geopolítica contemporânea e a luta pela autodeterminação de povos à volta do mundo. Compareça, no dia 16 de novembro, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, e faça parte desta discussão enriquecedora. A entrada é livre!

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Novo-Skate-Park
Atualidade
Inauguração do Novo Skate Park em Corroios: Um Legado de Paixão e Determinação

Há muito esperado, o novo Skate Park de Corroios finalmente abriu as suas portas,

Eleicoes-Europeias
Atualidade
Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir