Espaços Culturais mais inclusivos em Setúbal

Espaços Culturais mais inclusivos em Setúbal

A autarquia vai implementar medidas para tornar os espaços culturais de gestão municipal mais inclusivos. As medidas incluem um conjunto alargado de soluções pensadas especificamente para pessoas com deficiência, estes espaços deverão estar prontos até ao final do ano.

Em 2020, através de uma candidatura comunitária ao Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, do Portugal 2020, foi desenvolvido o projeto “Setúbal – Cultura sem Barreiras”. O objetivo deste projeto passa pelo aumento de ações artísticas e culturais na cidade de forma a valorizar a participação cívica e fruição cultural e patrimonial por toda a população. É no âmbito deste projeto e com o objetivo de fazer a cultura chegar a todos, sem exceção, que estas medidas serão implementadas.

Entre os espaços que serão alvo de intervenções no âmbito deste projeto estão a Casa Memória Sebastião da Gama, a Galeria Municipal do Antigo Banco de Portugal, a Casa das Imagens e o Corpo Santo.

Para além da cedência de cadeiras de rodas aos utilizadores que destas necessitem, estes espaços disponibilizarão também plantas com relevo em braille, medida que permitirá a pessoas cegas a sua pré-orientação antes de visitar o local.

O Fórum Municipal Luísa Todi, maior sala de espetáculos do concelho, vai passar a disponibilizar um anel magnético com a capacidade de captação e transmissão de som, sem interferências, diretamente para aparelhos auditivos. O município vai ainda garantir uma segunda unidade portátil destinada a apoiar os eventos culturais que se realizam no território do concelho.  

Relativamente à Biblioteca Pública Municipal, esta vai passar a contar com três postos informáticos equipados com teclado aumentado e um rato ergonómico, impressora e scanner para braille e uma lupa fixa que vai possibilitar a  leitura autónoma de documentos.

Este investimento é mais uma aposta da autarquia de Setúbal no sentido criar um concelho cada vez mais culto e inclusivo para todos.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Festival-Soam-as-Guitarras
Cultura

Voz de Tim e Rodrigo Leão, com Pedro Jóia e José Peixoto: Destaques do Festival Soam as Guitarras

A música é uma forma de arte que transcende fronteiras e une pessoas de diferentes culturas e backgrounds. É neste espírito de celebração...

Riqueza-da-Diversidade
Cultura

Celebrando a Riqueza da Diversidade Cultural em Setúbal durante o Mês de Maio

Setúbal é um verdadeiro mosaico cultural, onde diferentes comunidades se encontram e celebram as suas tradições. Durante o mês de maio, a cidade...

Praias-da-Arrabida
Atualidade

Desfrutar das Praias da Arrábida com Transporte Público Gratuito

As praias da Arrábida são um dos principais destinos turísticos da região de Setúbal, atraindo milhares de visitantes todos os anos, especialmente durante...