Gala da Juventude de Almada: Destaque para os Jovens Talentos

A Gala da Juventude de Almada, realizada na Tenda do Feliz Almada, no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, foi um evento marcante para a juventude almadense. Durante a cerimónia, foram anunciados os vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo Jovem e da 11ª edição do Concurso Jovens Talentos 2023. O objetivo destas iniciativas é incentivar a participação ativa dos jovens na melhoria da qualidade de vida no concelho, além de promover o diálogo entre os jovens e o município.

Orçamento Participativo Jovem 2023: Projeto “Atividade Física com Qualidade” é o mais votado

No Orçamento Participativo Jovem 2023, o projeto “Atividade Física com Qualidade”, apresentado pela Escola Secundária Cacilhas Tejo, recebeu o maior número de votos. Como prémio, a escola foi contemplada com 30 mil euros para financiar a proposta. O objetivo do projeto é substituir o piso do campo exterior da escola, que apresenta sinais de desgaste após muitos anos de uso intenso. Com essa substituição, será possível garantir a qualidade das atividades desportivas realizadas no local, tanto nas aulas de Educação Física quanto nas atividades do Desporto Escolar.

Concurso Jovens Talentos 2023: Destaque para diversas áreas

O Concurso Jovens Talentos 2023 recebeu um total de 49 candidaturas, envolvendo 75 jovens. Dentre essas candidaturas, 44 chegaram à fase final e 16 foram premiadas nas áreas de artes, desporto, empreendedorismo, cidadania, sustentabilidade e inovação, e educação.

Na categoria de Desporto, o prémio principal foi para Catarina Cidade Do Carmo, atleta do Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo (CPPEA). Catarina é Campeã Nacional Sub-23 de 2000m obstáculos (2020) e Campeã Nacional Universitária de 3000m obstáculos (2021), além de possuir recordes regionais nos 3000m, 3000m de obstáculos e 5000m. Além disso, dois prémios Jovem Promessa foram entregues a João Pedro da Cruz, na modalidade de patinagem artística, e a Afonso Duarte de Almeida, na modalidade de motociclismo.

No campo do Empreendedorismo, o Artwheels Clube de Patinagem do Sul recebeu o prémio principal. Este clube, fundado em 2019, tem como objetivo promover e desenvolver atividades de patinagem artística na região, proporcionando oportunidades para os jovens praticarem desporto. O prémio Jovem Promessa de Empreendedorismo foi para o Portugal Wrestlefest, um projeto que visa popularizar a luta livre nacional e organizar eventos nessa modalidade.

Na área de Sustentabilidade e Inovação, o prémio foi para a Ecozoic, uma associação de jovens que tem como objetivo fornecer conhecimentos práticos na área da Engenharia do Ambiente, além de promover a sensibilização ambiental e defender os direitos humanos. Dois outros jovens, Nuno Gaspar e Ana Duarte, também receberam menções honrosas nesta categoria.

No campo da Cidadania, o prémio foi para Cátia Goloubeva Godoroja, que se destacou pela sua participação em projetos sociais. Já na área das Artes, os prémios foram para Miguel Henrique da Costa Graça e Carolina Miragaia, enquanto Afonso de Portugal recebeu uma menção honrosa.

Por fim, o prémio Almada Cidade Educadora foi para a anTUNiA – Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, reconhecendo a sua contribuição para a vida cultural e académica da cidade.

A Gala da Juventude de Almada foi um evento emocionante que celebrou os talentos e conquistas dos jovens almadenses. Os projetos premiados abrangem diversas áreas, do desporto à sustentabilidade, mostrando a diversidade e o envolvimento da juventude local. Estas iniciativas não reconhecem apenas o talento e a dedicação dos jovens, mas também incentivam a participação ativa na construção de uma cidade melhor e mais inclusiva. Almada pode orgulhar-se dos seus jovens talentos e do impacto positivo que estão a ter nas suas comunidades.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Estudo-Acustico
Atualidade
Estudo Acústico da Sala Cine Incrível: Um Passo em Direção à Música ao Vivo

A Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA) anunciou recentemente que pretende realizar um estudo acústico

Funko-Pop
Atualidade
A Maior Exposição de Funko Pop! da Europa Chega a Almada

Se é fã da cultura pop e coleciona brinquedos, provavelmente já ouviu falar dos

Recebem-Ordem-de-Despejo
Atualidade
Vários Restaurantes da Costa de Caparica Recebem Ordem de Despejo, entre eles “O Barbas”

A Costa de Caparica é conhecida pelas suas praias deslumbrantes, clima agradável e oferta