Homenagem a Quinito na Gala do Desporto de Setúbal

Decorreu recentemente a oitava edição da Gala do Desporto de Setúbal, cerimónia que distingue todos aqueles que, ao longo de 2023, obtiveram resultados de mérito e contribuíram para o desenvolvimento do desporto no concelho.

Realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, a cerimónia premiou o Presente e lançou também o Futuro do Desporto no Concelho. Quanto aos vencedores, destacamos os os do Prémio Atleta (feminino e masculino) do Ano.

A praticante de full contact/muay thai Maria Inês Mariani, do Henrique Diogo Team, medalha de ouro na Taça do Mundo de muay thai realizada na Turquia, e Pedro Casinha, canoísta do Benfica, campeão nacional, universitário e europeu de sub-23.

O troféu de Treinador do Ano foi ganho por Fernando Ferreira, treinador de atletismo do Vitória FC; já Beatriz Soromenho, presidente da Academia de Voleibol de Praia de Setúbal recebeu o galardão de Dirigente do Ano.

O prémio Evento Desportivo foi entregue à ‘World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2023 – Setúbal’  e o de Equipa do Ano à de futebol feminino do Vitória FC, que conquistou, invicta, o título nacional da III divisão.

A triatleta Letícia Magalhães, do Benfica, campeã nacional de cadetes de triatlo cross e o atleta do Vitória FC, Pedro Afonso, que conquistou a medalha de bronze no Festival Olímpico da Juventude Europeia e que lidera o ‘ranking’ europeu sub-18 dos 300 metros, para além de ser o detentor de recordes e títulos nacionais, foram Atleta Esperança do Ano feminino e masculino, respectivamente.

Beatriz Bastos, da União Desportiva para a Inclusão, internacional pela seleção nacional de basquetebol para atletas com síndrome de Down desde 2017, e Tomás Soares, do Clube de Canoagem de Setúbal, campeão nacional de fundo e de regatas em linha de 200 e 500 metros, receberam os prémios para o melhor Atleta de Desporto Adaptado, feminino e masculino.

Diogo Marques, tenista do Clube de Ténis de Setúbal e estudante nos Estados Unidos, recebeu o Prémio Especial, que premeia a exigente conjugação de resultados desportivos e académicos. A António Jesus foi atribuído o prémio Mérito Académico.

Para o fim da cerimónia mas não menos importante, ficou a emotiva recepção a uma das figuras mais carismáticas e queridas do futebol português. Falamos de Joaquim Lucas Duro de Jesus, mais conhecido por “Quinito”. Autor de longas carreiras tanto como jogador como de treinador, Quinito, há muito distante do olhar do público, recebeu a muito merecida homenagem em palco.

A aguardá-lo em palco estavam várias individualidades, do desporto e da política, como foram o caso do presidente da Câmara Municipal (CMS), André Martins, do vereador do Desporto, Pedro Pina, e de José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Tendo treinado clubes da nomeada do Vitória FC, SC Braga, SC Espinho, FC Porto, Marítimo, Portimonense, Rio Ave, V. Guimarães, “Quinito” iniciou o seu percurso enquanto atleta na União de Futebol Comércio e Indústria e nos juniores do Vitória FC e, como profissional, representou Académica, Belenenses, Racing Santander (Espanha) e SC Braga. 

Foi a sua dedicação e amor ao desporto, ao futebol, a gratidão sentida por muitos e que lhe é inteiramente devida. Terá sido este o verdadeiro prémio, o carinho de quem não esquece a importância desta figura histórica, por direito próprio. 

Como recordou José Couceiro, “por aquilo que ele me ensinou e por isso estarei grato para sempre. Ao longo de todo o seu percurso, o Quinito deu sempre muito mais do que recebeu, ao nível de acreditar que era possível, dos valores humanos e da dignidade humana.”


PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Neutralidade-Carbonica
Atualidade
Compromisso com a Neutralidade Carbónica: Setúbal, Palmela e Sesimbra Juntas pelo Futuro Sustentável

As cidades de Setúbal, Palmela e Sesimbra, localizadas na região da Arrábida, têm dado

Bolsas-de-Investigacao
Atualidade
Bolsas de Investigação da Fundação Amélia de Mello

A Fundação Amélia de Mello, criada em 1964, por iniciativa de D. Manuel de

Reabertura-do-Convento-de-Jesus
Atualidade
Reabertura do Convento de Jesus

O local onde foi ratificado o Tratado de Tordesilhas, tem a sua data de