Inovação em Palmela: Cadeira Acessível para Percursos Pedestres

Palmela é um município inovador que se tem destacado no desenvolvimento do turismo inclusivo. Recentemente, a cidade disponibilizou a primeira cadeira para pessoas com mobilidade reduzida. Esta cadeira inovadora, conhecida como modelo Joelette, representa um investimento significativo e tem como objetivo permitir que munícipes e visitantes descubram o património natural do concelho de Palmela, que antes lhes era inacessível.

A Importância do Turismo Inclusivo em Palmela

O município de Palmela tem-se empenhado em promover o turismo inclusivo, garantindo que todas as pessoas, independentemente das suas limitações físicas, possam desfrutar das belezas naturais e culturais da região. A disponibilização da cadeira todo o terreno para percursos pedestres é um passo importante nesse sentido.

O presidente do município, Álvaro Balseiro Amaro, enfatizou a importância de incluir todos e não discriminar ninguém, aproveitando todas as ideias que possam contribuir para o turismo acessível.

Os Percursos Pedestres Acessíveis em Palmela

Palmela oferece uma variedade de percursos pedestres acessíveis, que permitem aos visitantes explorarem a natureza deslumbrante e o património histórico da região. Esses percursos incluem pequenas rotas no Parque Natural da Arrábida, o Percurso Pedestre Jardins de Vinhas em Fernando Pó, as quatro propostas de descoberta do Centro Histórico da vila de Palmela e a Grande Rota 11, que conecta os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Esses percursos tornaram-se mais acessíveis graças à cadeira todo o terreno disponibilizada pelo município. A utilização do equipamento requer o apoio de dois ou três ajudantes para auxiliar na circulação e na transição do utilizador da sua cadeira de rodas para a cadeira Joelette.

Disponibilidade da Cadeira e Parcerias

Embora ainda estejam em preparação o Regulamento e os Protocolos de utilização da cadeira, ela já está disponível para cedência às empresas de animação turística, instituições sociais, agrupamentos de escolas, associações de pais e outras entidades do concelho de Palmela. Para solicitar o uso da cadeira, basta entrar em contacto com a Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo através do telefone 212 336 668 ou do e-mail turismo@cm-palmela.pt.

O município também está a estabelecer parcerias com duas entidades do setor do Turismo, a Biotrails e a The Selector Store, para a utilização da cadeira.

Turismo Inclusivo e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

A iniciativa de disponibilizar a cadeira todo o terreno para percursos pedestres em Palmela está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 – Reduzir as Desigualdades. O turismo inclusivo é essencial para garantir que todas as pessoas tenham oportunidades iguais de desfrutar do turismo e explorar novos lugares.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Colheita-de-Sangue
Atualidade
Colheita de Sangue no Pinhal Novo: Uma Iniciativa que Salva Vidas com o Apoio do Município de Palmel...

No dia 10 de fevereiro, entre as 9h e as 13h, o Centro de

Apoios-Financeiros-Municipais
Atualidade
Apoios Financeiros Municipais para Associações: Candidaturas até 31 de janeiro

O Município de Palmela está a aceitar candidaturas até 31 de janeiro para os

A-Nova-Sala-STEAM-Lab
Atualidade
A Nova Sala STEAM Lab na Escola Básica e Secundária José Saramago

A Escola Básica e Secundária José Saramago, localizada na freguesia de Poceirão, inaugurou recentemente