Jornada Mundial da Juventude – o Programa de Almada

Jornada Mundial da Juventude – o Programa de Almada

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. A primeira edição realizou-se em Roma, no ano de 1986, promovida pelo Papa João Paulo II. Desde então, a cada dois, três ou quatro anos o Papa escolhe uma cidade para a realização desta peregrinação, que é também um momento de partilha, convívio e evangelização.

A Jornada Mundial da Juventude tem também como objetivo promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo. Durante uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas – como ginásios, escolas ou pavilhões – e paroquiais, mas também em casas de famílias.

Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens podem também participar nas várias iniciativas programadas pela equipa da JMJ nas cidades que os acolhem. No município de Almada, as previsões da organização apontam para a receção de cerca de 24 mil pessoas. 

Nesse sentido, foi instalado um palco no Parque da Paz, o maior parque urbano do concelho almadense. É nesse local que se vão realizar os Encontros Rise, nas manhãs dos dias 2, 3 e 4 de agosto. Trata-se de um novo modelo de catequese, em que é proposta aos jovens a reflexão sobre temas de extrema importância para o mundo e para a vida em sociedade, lançados no pontificado do Papa Francisco – Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia.

Na tarde de quarta-feira realiza-se o Festival All Around, com a atuação de diversos grupos musicais e de dança do concelho, dinamizado por paróquias e peregrinos. Junto ao palco, um ecrã gigante vai transmitir os Atos Centrais (que contam com a presença do Papa Francisco), como as cerimónias de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

Confira abaixo o programa de Almada para as JMJ.

PROGRAMA DE ALMADA

Segunda, 31 de julho

Check-in de peregrinos

Recepção e acolhimento de peregrinos

Terça, 1 de agosto

Recepção e acolhimento de peregrinos

19h00 – Transmissão da Missa de Abertura 

Quarta, 2 de agosto

9h00 – Acolhimento aos jovens, apresentação dos grupos e bispos presentes

9h30 às 12h30 – Encontros Rise Up

11h30 – Missa

16h00 – Festival da Juventude

Quarta, 3 de agosto

9h00 – Acolhimento aos jovens, apresentação dos grupos e bispos presentes

9h30 às 12h30 – Encontros Rise Up

11h30 – Missa

17h45 – Transmissão da Cerimónia de Acolhimento

Quinta, 4 de agosto

9h00 – Acolhimento aos jovens, apresentação dos grupos e bispos presentes

9h30 às 12h30 – Encontros Rise Up

11h30 – Missa

18h00 – Transmissão da Cerimónia de Acolhimento

Sábado, 5 de agosto

20h45 – Transmissão da Vigília

Domingo, 6 de agosto

9h00 – Transmissão da Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Eleicoes-Europeias
Atualidade

Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir uma participação democrática mais abrangente, a legislação eleitoral portuguesa...

Flexibus-Expande-Servico
Atualidade

Flexibus Expande Serviço Gratuito de Mobilidade Inclusiva a Caparica e Trafaria

A mobilidade é um desafio crucial para muitas comunidades, especialmente aquelas com acesso limitado a transportes públicos. No entanto, uma solução inovadora está...

Praias-do-Rei-e-Bela-Vista
Atualidade

Requalificação dos Acessos Entre as Praias do Rei e Bela Vista Aprovada em Almada

A cidade de Almada tem sido palco de uma jornada significativa em direção à revitalização dos seus acessos costeiros. Após anos de planeamento...