Lagoa de Santo André e o Mar

Para amanhã, dia 8 de Abril, pelas 16h, está agendada a muito aguardada abertura da Lagoa de Santo André ao mar.

Através da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (ARHA), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), fez saber que “uma vez avaliados os agentes físicos em presença, e em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, (ICNF) planeia efetuar o rompimento da barra arenosa que separa a Lagoa de Santo André do mar, podendo ocorrer ligeiras alterações ao planeado, em função dos factores físicos atuantes”. Não se sabendo ao certo como será efetuado o processo.

Esta incerteza metodológica tem sido o grande problema nos últimos anos e que tem contrariado o objectivo da abertura da lagoa ao mar que é “renovação da água, melhorando a qualidade dos ecossistemas e contribuindo para a economia local”, explica em nota de imprensa a edilidade santiaguense.

No início do mês de março autarcas, ambientalistas, pescadores, associações e munícipes juntaram-se numa acção de protesto para mostrar o seu “desagrado” perante a decisão da APA que seria de, este ano, não fazer a habitual abertura da lagoa ao mar. Foi durante esta manifestação, que decorreu a 5 de Março, que a agência ambiental garantiu que ia prosseguir com os trabalhos de reabertura.

Recordamos que o processo de abertura da Lagoa de Santo André tem sido um desafio nos últimos anos: este esteve prevista para acontecer em 2020 mas devido aos constrangimentos impostos pelo Estado de Emergência, devido à pandemia por Covid-19, não ocorreu.

Um parecer vinculativo desfavorável lavrado pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) a pedido da APA evocando que a abertura da lagoa neste período iria afetar a nidificação de uma espécie de aves, atrasou ainda mais todo o processo.

Contudo, a ligação entre a lagoa e o mar será realizada na amanhã, dia 8, pelas 16h. Não se esqueça e faça uma visita!

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Eleicoes-Europeias
Atualidade
Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir