Mais de 200.000 euros em apoio ao Movimento Associativo

Recentemente, em reunião pública, a Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade um pacote de apoio financeiro às associações culturais, desportivas e juvenis do concelho, no valor total de 208.508 euros.

Desenvolvimento sócio-cultural e o apoio às associações

O desenvolvimento sócio-cultural é um dos eixos estratégicos de intervenção municipal, e o investimento nessas áreas tem um impacto significativo na dinâmica das associações. De acordo com o Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo (RMAA), foram apresentadas candidaturas para a implementação de atividades, compra de equipamentos e trabalhos de conservação.

Este pacote incluiu também 11 candidaturas apresentadas através do Balcão Único – Serviços Online (1.100 euros); duas candidaturas que apresentaram um plano de ação para a implementação do Plano de Procedimentos de Emergência/Medidas de Autoproteção para os seus edifícios sede (500 euros); apoio às atividades regulares de grupos folclóricos, escolas de música e associações; reembolso de despesas relacionadas com o programa “50+ – Programa de Exercício”; apoio financeiro no âmbito do contrato-programa entre o Município e o Judo Clube de Pinhal Novo e apoio financeiro a cinco Associações de Moradores para a realização de obras, compra de equipamentos e realização de atividades.

Apoio à cultura no valor de 115.565 euros

O apoio financeiro às associações culturais do concelho totaliza 115.565 euros, uma quantia que se distribuirá da seguinte forma: 60.355 euros para apoiar atividades, 33.752 euros para compra de equipamentos e 21.458 euros para realização de trabalhos de conservação.

Desporto recebe 46.610 euros

Na área do desporto, as candidaturas foram consideradas com a seguinte distribuição de apoio financeiro: 30.375 euros para a realização de atividades, 9.802 euros para compra de equipamentos e 6.433 euros para trabalhos de conservação, de acordo com os contratos-programa.

Associações juvenis recebem 12.730 euros

O apoio financeiro ao movimento associativo juvenil totaliza 12.730 euros. Os fundos destinam-se à realização das suas atividades (7.700 euros) e compra de equipamentos (5.030 euros).

Grupos folclóricos apoiados com 8.580 euros

Os nove grupos folclóricos do concelho receberam 8.580 euros para apoiar as suas atividades regulares, nomeadamente as suas escolas.

O financiamento faz parte do Programa Municipal de Dança e leva em consideração o papel desempenhado pelos grupos folclóricos nas suas comunidades e a sua contribuição para a preservação das tradições locais e do património cultural e etnográfico.

Escolas de música recebem 11.400 euros de apoio

O apoio financeiro destinado ao funcionamento das escolas de música de cinco associações do concelho totaliza 11.400 euros. A diversidade de expressões musicais e a extensão com que a música é ensinada e praticada em Palmela fazem dele um território de cultura.

Despesas do programa “50+ – Programa de Exercício” apoiadas com 2.120 euros

No âmbito dos custos de eletricidade e limpeza decorrentes da utilização das instalações pelas aulas de ginástica e dança do programa “50+ – Programa de Exercício” nesta temporada, a Câmara Municipal destinou 2.120 euros a três das instituições parceiras do projeto.

Contrato-programa inclui apoio de 2.550 euros ao Judo Clube de Pinhal Novo

Foi aprovado o Contrato-programa entre a Câmara Municipal e o Judo Clube de Pinhal Novo, definindo os termos de cooperação entre as partes no âmbito da promoção e desenvolvimento desportivo em 2024, que inclui um apoio financeiro do município no valor de 2.550 euros.

Associações de Moradores recebem 7.353 euros de apoio

As Associações de Moradores do concelho – Associação de Moradores de Olhos de Água, Associação de Moradores e Amigos da Quinta da Torre – Marquesa II, Associação de Moradores e Proprietários do Bairro da Cascalheira, Associação de Moradores da Quinta do Sobral e Canastra – Terrim e Associação de Moradores da Lagoa da Palha – receberam um apoio financeiro total de 7.353,77 euros para realização de trabalhos de conservação, compra de equipamentos e realização de atividades.

Com este pacote de apoio financeiro, a Câmara Municipal de Palmela demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento sócio-cultural do concelho, reconhecendo a importância das associações e o papel fundamental que desempenham na promoção da cultura, desporto e juventude.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Eleicoes-Europeias
Atualidade
Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir

Prestigioso-Estatuto-PME-Lider
Atualidade
Empresas do Concelho de Palmela Recebem o Prestigioso Estatuto PME Líder 2023

O Município de Palmela recentemente celebrou uma distinção notável, com 52 empresas locais sendo

Ciclo-das-Semanas-das-Freguesias
Atualidade
Ciclo das Semanas das Freguesias Prossegue em Palmela

O Ciclo das Semanas das Freguesias de Palmela, que decorre de 20 a 24