A partir de 15 de dezembro, a circulação de comboios para Setúbal vai passar a estar disponível a cada 20 minutos, quando atualmente, fora das horas de ponta, é feita de hora a hora.
Até ao momento os comboios da Fertagus têm partidas de meia em meia-hora – desde as 5h48 até às 8h58 – e durante o restante período de uma em uma hora até à considerada ‘hora de ponta’, em que as partidas retomam a periodicidade da manhã – das 17h58 às 20h58 – voltando depois a ser de hora em hora até ao último comboio com partida da estação da Praça do Brasil, marcado para as 00h18.
Este alargamento é também possível devido ao alargamento do contrato de concessão da Fertagus até 21 de Março d 2031. Ou seja por mais 6 anos e meio. “Os novos horários irão garantir igualmente o reforço das ligações nas estações de Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Palmela”, sendo que a “frequência horária em vigor para Coina mantém-se.
O reforço da circulação, agora anunciado, de comboios entre Lisboa e Setúbal, num total de 14 estações, representa uma significativa melhoria da qualidade de vida para as populações dos concelhos da Península de Setúbal com a redução dos tempos de espera e comboios menos lotados. A oferta até Setúbal é largamente aumentada, tanto nos dias úteis como aos fins de semana e feriados, com comboios de 20 em 20 minutos durante todos os dias.
Os detalhes da nova tabela de horários são os seguintes:
- Primeiro Comboio de Setúbal: 05h43
- Último Comboio de Setúbal: 00h43
- Primeiro Comboio de Lisboa: 05h53
- Último Comboio de Lisboa: 00h23
Nos fins de semana e feriados, os horários também foram ajustados para melhor atender os passageiros:
- Primeiro Comboio de Setúbal: 06h03
- Último Comboio de Setúbal: 23h03
- Primeiro Comboio de Lisboa: 06h13
- Último Comboio de Lisboa: 00h43
O aumento de tráfego representa um aumento em 73% dos lugares oferecidos aos dias úteis e em 172% aos fins de semana. A circulação para Coina manterá uma frequência de comboios de 10 em 10 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 fora das horas de ponta. Aos fins de semana e feriados, passa de 30 em 30 minutos para 20 em 20 minutos.
Globalmente considerado o reforço da oferta representa um ganho de tempo para as populações e, por consequência, em mais qualidade de vida.