O mês de Setembro foi o escolhido para a apresentação de um novo plano de mobilidade para as zonas que abrangem as ruas Jacob Azambuja e Dr. José Brás na cidade de Setúbal.
Esta iniciativa da edilidade setubalense pretende resolver as queixas que os moradores daquela zona têm vindo a apresentar e que se prendem tanto com o estacionamento como a mobilidade pedonal, ambos condicionados na Rua General Gomes Freire – a “rua central” do Bairro Dias – onde apenas existe um sentido de trânsito. As queixas dos munícipes incidem também na “pouca largura dos passeios existentes, muitos deles em mau estado por serem ocupados por veículos”.
Esta reunião, ocorrida na semana passada na Escola Básica 2,3 de Aranguez, reuniu técnicos do município e da junta de freguesia bem como moradores da freguesia e com a presença dos vereadores do Urbanismo e Mobilidade, Rita Carvalho, e das Obras Municipais, Carlos Rabaçal.
Foi assinalada necessidade de realizar um estudo mais abrangente e que envolva mais ruas. Foi este o compromisso assumido pelo edil, André Martins, que apontou o final do mês de Setembro como limite para a apresentação do plano e a necessidade de aplicar uma lógica de proximidade para enfrentar os problemas, com quem os vive no seu dia a dia.
É de resto a proximidade que preside à iniciativa “Ouvir a População, Construir o Futuro”.
Esta decorre da visão, do compromisso e da prática de Município Participado que rege a Câmara Municipal de Setúbal.
É um programa municipal que se constitui como uma importante ferramenta de gestão autárquica, estreitando os laços de cooperação entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia e que aproxima as autarquias da população e dos diferentes agentes do território.
Aposta numa política de escala, tantas vezes rua a rua, ampliando-se o conhecimento das realidades locais, ouvindo as populações sobre necessidades locais, anomalias e anseios e operando a identificação das ações a realizar, seja de natureza imediata, seja incorporando-as nos planos de atividades das autarquias, e, por fim, prestando contas relativamente às questões identificadas no ano seguinte. Mais novidades, portanto, em Setembro.