Montijo aprova medidas de eficiência energética na iluminação pública

A cidade do Montijo aprovou, em reunião de conselho de câmara, a adjudicação, aprovação de relatório final e minuta que viabiliza a celebração de um Contrato de Gestão de Eficiência Energética no “Sistema de Iluminação Pública” (SIP) no Concelho do Montijo. Com esta medida, o Município vai avançar para a substituição de 12.261 luminárias equipadas com lâmpadas de descarga de grande consumo e com balastros convencionais por luminárias de tecnologia LED (Light Emitting Diode).

Cerca de 50% das luminárias que serão substituídas vão ser equipadas com um sistema de gestão inteligente, que afirma a autarquia, permitirão lançar as bases da infraestrutura para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, mais sustentável e com significativa redução dos consumos de energia na iluminação pública. Com esta medida, a Câmara Municipal do Montijo espera alcançar um substancial encaixe financeiro referente à diminuição efetiva do custo anual da iluminação pública e uma redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) superior a 70%.

A decisão representa um investimento global da autarquia de 10.827.901,38€ e permite uma redução no consumo de energia elétrica de 5.426.547 kWh/ano, o que corresponde a uma poupança de 71% face ao cenário atual. 

Durante os 16 anos de vigência do contrato, a ESE partilhará com o município 23,32% do valor acima mencionado, o que corresponde a 3.292.992,42€. O contrato celebrado não representa, no entanto, um custo adicional aos cofres do Município uma vez que o investimento será totalmente suportado pela poupança gerada com a implementação do projeto.

Através desta medida, a Câmara Municipal do Montijo procura dar um passo significativo no desenvolvimento de uma cidade mais moderna, sustentável e amiga do ambiente, conseguindo simultaneamente uma redução dos custos anuais de despesas relacionadas com a iluminação pública da cidade. 

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Asas-para-o-Montijo
Atualidade
Asas para o Montijo

O Verão aproxima-se e com ele virão novas rotas da companhia Ryanair. E o