Montijo vai reforçar o número de postos de carregamento para veículos elétricos

A cidade do Montijo vai instalar, ao longo dos próximos dois anos, 63 novos postos de carregamento para carros elétricos, sendo que três destes equipamentos serão ultra-rápidos e devem ser instalados junto à frente ribeirinha da cidade. Este é um esforço que vai complementar alguns dos postos de carregamento já instalados na cidade, tipicamente junto a algumas zonas comerciais. A iniciativa resulta da colaboração da Câmara com a empresa Wowplug e a instalação dos equipamentos será feita em 3 fases, a calendarizar por acordo entre o município e a operadora.

O protocolo de cooperação na mobilidade elétrica que foi celebrado entre a autarquia do Montijo e a Wowplug para a instalação destes postos, foi aprovado por unanimidade pelo executivo do Município. O Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, afirmou que a cidade montijense será a primeira da Margem Sul a disponibilizar aos seus munícipes postos de carregamento ultra-rápidos, uma vez que até agora, segundo o autarca, estes estão apenas disponíveis nas estações de serviço das auto-estradas.

Quanto à localização dos postos de carregamento ultra-rápidos, dois devem ser instalados no parque de estacionamento junto à estação dos autocarros, no centro da cidade, e o terceiro deve ser colocado junto ao estacionamento do Cais dos Vapores, na zona da restauração. Quanto aos sessenta postos de carregamento normais, devem ser distribuídos por toda a cidade. É objetivo do executivo desenvolver uma rede extensa destes postos na cidade, que esteja presente em todas as freguesias.

No âmbito do acordo celebrado entre a Wowplug e a autarquia do Montijo, a cidade fica isenta de qualquer custo relativo à instalação e manutenção destes equipamentos, sendo que a Câmara recebe 5% da receita após o término do prazo de autorização inicial. Em aberto fica a possibilidade de uma futura expansão do número de postos de carregamento no Montijo.

A instalação desta nova rede de postos de carregamento de carros elétricos no Montijo está enquadrada no âmbito das políticas e medidas da autarquia que têm como objetivo reduzir as emissões de CO2, promover a eficiência energética e incentivar a utilização de energias renováveis.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Eleicoes-Europeias
Atualidade
Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir