Montijo é o município de média dimensão com melhor eficiência financeira do distrito de Setúbal e o quarto a nível nacional. Grândola surge em 2º lugar no ranking dos municípios de pequena dimensão nacionais. Já Almada figura no top 10 nacional dos grandes municípios.
Os números são apresentados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses e são referentes a dados de 2022. O documento é elaborado com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas.
No ranking nacional dos municípios de média dimensão, o Montijo contabiliza 1510 pontos para o indicador de eficiência financeira, sendo apenas superado pelos municípios de Faro, Albufeira (1542 pontos), Lagos (1566 pontos) e Tavira (1619 pontos). O concelho da Margem Sul subiu 5 posições no ranking face aos resultados anteriormente obtidos. Considerando os municípios do país de forma global (pequenos, médios e grandes), o Montijo mantém-se como o melhor classificado na Península de Setúbal e o segundo melhor do distrito, apenas atrás do concelho de Grândola com 1629 pontos.
Olhando para os dados a nível nacional, os concelhos da Margem Sul, Alcácer do Sal, Palmela, Almada, Alcochete e Sesimbra surgem ainda na primeira metade da tabela relativa à pontuação de eficiência financeira. Relativamente aos municípios de grande dimensão, Almada surge na 9º posição, a mesma apresentada em 2019, depois de ter alcançado o 6º lugar em 2020 e 2021.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é elaborado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (CICF/IPCA) e do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho. O documento é elaborado ainda com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas.