O “onde” e “quando” da Carris Metropolitana em Setúbal

A Transportes Carris Metropolitana (TCM/ Carris Metropolitana) apresentou a nova aplicação (app) que permitirá a qualquer passageiro inteirar-se do paradeiro do autocarro de que se pretende servir.

Esta aplicação dará informações precisas e rigorosas aos passageiros, em tempo real, sobre os horários dos autocarros e também sobre a lotação dos mesmos, pesquisa por paragem e por linha, número do autocarro/carreira, podendo ser colocados alertas e avisos personalizados.

O outro objetivo é agregar, na mesma aplicação, informações da mesma natureza, respeitantes aos transportes ferroviário e fluvial. No entanto, isto poderá só acontecer num prazo de dois ou três anos, tendo em conta que há um grupo de trabalho e já houve uma candidatura conjunta a um projeto. É importante referir que não estará disponível a 100% para utilizadores invisuais.

Operando em 15 dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com a excepção da capital, Cascais e Barreiro, o serviço já alcança Vendas Novas. Estão em circulação 1.700 autocarros, conduzidos por três mil motoristas e que transportam 620 mil passageiros/dia normalmente, tendo atingido os 650 mil em pico de tráfego, como aconteceu com a introdução do título Navegante.

O volume de procura deverá atingir, no final deste ano, uma percentagem mais alta do que no ano pré-pandemia, estimada nos 20%. O facto de vários concelhos registarem um crescimento acima dos 30%, reforça a expetativa da Carris Metropolitana. A Carris Metropolitana é uma marca criada pela TML, sob a qual operam os transportes públicos rodoviários municipais e intermunicipais na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Em termos de circulação de transportes, a AML ficou dividida por quatro áreas, sendo que a área 1 engloba as carreiras dos municípios da Amadora, Oeiras e Sintra, e intermunicipais de ligação a Lisboa e Cascais.

A área 2 corresponde aos municípios de Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira e intermunicipais de ligação a Lisboa, enquanto a área 3 corresponde a Almada, Seixal e Sesimbra e a área 4 a Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal. E foi precisamente nesta área 4 que se registou um maior crescimento de procura.

Por isso, não se esqueça de fazer o download da nova app da Carris Metropolitana, poupando muito do tempo do seu dia a dia.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Projeto Programar o Futuro
Atualidade

Projeto Programar o Futuro do IPS: Formação Gratuita para Jovens em Programação, Código e Robótica

O Projeto Programar o Futuro surge como uma oportunidade valiosa para jovens entre 18 e 30 anos que pretendem destacar-se no mercado de trabalho. Com...

Barreiro e Seixal
Atualidade

Barreiro e Seixal no Top 5 dos Municípios da AML com Mais Projetos de Desenvolvimento Sustentável

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) destaca-se como um polo de inovação e desenvolvimento sustentável, com um número crescente de projetos que visam...

Pavilhão Olímpico
Atualidade

Pavilhão Olímpico de Desportos de Inverno no Seixal: Conheça o Projeto

O Seixal vai ganhar um novo espaço dedicado aos desportos de inverno, com a construção do primeiro pavilhão olímpico de gelo em Portugal....