O que o distrito de Setúbal sufragou

O que o distrito de Setúbal sufragou

O processo eleitoral legislativo no distrito de Setúbal está concluído. O Tribunal de Setúbal, através de edital já afixado e publicado, oficializou os resultados finais do acto eleitoral do passado dia 10 de Março, não havendo alteração aos resultados anunciados desde domingo.

Há apenas a registar a validação de 129 votos nulos que tinham sido atribuídos a diversos partidos. A validação destes votos nulos está relacionada com o entendimento sobre o conceito de voto válido que, normalmente, é mais abrangente na assembleia de apuramento em função do critério uniforme estabelecido.

O círculo eleitoral de Setúbal, que nestas eleições já elegeu 19 deputados para a Assembleia da República, sendo juntamente com o círculo de Braga, o terceiro que mais assentos parlamentares atribui, ditou a vitória do Partido Socialista (PS) com a eleição de 7 deputados que são Ana Catarina Mendes, Miguel de Oliveira Pires da Costa de Matos, António Mendonça Mendes, Eurídice Maria de Sousa Pereira, André Pinotes Batista, João Paulo Rebelo e Clarisse Maria Gaudino Veredas Campos.

Em segundo lugar no escrutínio ficou o partido Chega (CH) que elegeu 4 deputados. Os eleitos são Rita Matias, Patricia Alexandra Martins de Carvalho, Nuno Miguel da Costa Gabriel e Daniel Madeira Caetano Teixeira.

A coligação Aliança Democrática (AD) elegeu também 4 deputados. Os eleitos são Teresa Morais, Paulo Jorge Simões Ribeiro, Bruno Jorge Viegas Vitorino e Sónia dos Reis.

As restantes forças partidárias que conseguiram eleger deputados para a futura Legislatura são a Iniciativa Liberal (IL) que elegeu Joana Rita Madaleno Cordeiro, o Bloco de Esquerda (BE) que elegeu Joana Mortágua, a Coligação Democrática Unitária (CDU) que elegeu Paula Santos e o Livre (L) que conseguiu eleger Paulo Muacho.

De realçar que a taxa de abstenção registada no círculo de Setúbal, acompanhou a tendência de decréscimo verificada a nível nacional, tendo-se reduzido dos 42% nas eleições legislativas de 2022 para 34% no passado domingo.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Eleicoes-Europeias
Atualidade

Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir uma participação democrática mais abrangente, a legislação eleitoral portuguesa...

Praias-da-Arrabida
Atualidade

Desfrutar das Praias da Arrábida com Transporte Público Gratuito

As praias da Arrábida são um dos principais destinos turísticos da região de Setúbal, atraindo milhares de visitantes todos os anos, especialmente durante...

Academia-de-Musica-e-Belas-Artes
Atualidade

Novo Pólo da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi Abre Portas em Setúbal

Setúbal está prestes a receber uma nova adição à sua paisagem educacional. A Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, instituição de...