Palmela integra a Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Palmela agora faz parte da Rede de Cidades e Vilas que Caminham. Esta iniciativa conta com a participação de mais de 40 municípios em todo o país, com o objetivo comum de promover a mobilidade e o aproveitamento dos espaços públicos por todos. A adesão ao protocolo ocorreu no dia 4 de janeiro, no Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro, através da assinatura do Protocolo de Adesão entre o Município e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), que elogiou a disponibilidade da Autarquia para trabalhar em parceria desde o início.

A Rede de Cidades e Vilas que Caminham

A Rede de Cidades e Vilas que Caminham é um projeto promovido pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM). Esta rede foi criada há cerca de um ano, a partir de um desafio lançado pelo ICVM pela Red de Ciudades que Caminan de Espanha, com o objetivo de criar uma estrutura semelhante em Portugal. As redes portuguesa e espanhola trabalham em conjunto, promovendo atividades em parceria.

Objetivos da Rede

A Rede de Cidades e Vilas que Caminham tem como principais objetivos:

  • Reforçar as condições de caminhabilidade nos municípios aderentes;
  • Melhorar a qualidade de vida urbana e os parâmetros de saúde pública;
  • Universalizar a utilização do espaço público para todas as pessoas;
  • Diminuir a emissão de gases poluentes;
  • Incrementar a intermodalidade;
  • Aumentar a segurança da circulação pedonal e viária, entre outros.

Benefícios da adesão

Ao integrar a Rede, o Município de Palmela compromete-se a promover ações que visam melhorar a caminhabilidade no concelho. Além disso, o município terá acesso a ações de formação técnica certificadas, ao “Seminário Permanente de Espaço Público” online, participação nos Congressos Nacionais das Cidades e Vilas que Caminham e nos Congressos Espanhóis da Red de Ciudades que Caminan. Também terá a possibilidade de concorrer ao Prémio Nacional das Cidades que Caminham e acesso a informações sobre programas de apoio nacionais e europeus para a promoção da caminhabilidade.

Compromisso com a mobilidade

O Presidente da Autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, destacou que Palmela tem integrado todas as Redes criadas pelo ICVM. A autarquia tem-se empenhado em melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Algumas das intervenções já realizadas no município incluem a melhoria das acessibilidades na Praça da Independência, a requalificação do Largo da Mitra e o Parque Intermodal da Zona Sul, em Pinhal Novo, a criação de ciclovias em todo o concelho e a criação de percursos acessíveis no Castelo de Palmela.

Álvaro Balseiro Amaro ressaltou que a inclusão na Rede de Cidades e Vilas que Caminham é um compromisso para fazer ainda mais, com um planeamento técnico e execução primorosos. O Presidente adiantou que já está em concurso uma grande intervenção de reabilitação urbana em Poceirão e Águas de Moura, que contará com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca.

Reconhecimento e parceria

O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade elogiou a disponibilidade da Autarquia de Palmela para trabalhar em parceria desde o início. A Presidente do ICVM, Paula Teles, agradeceu à Câmara Municipal por estar presente e confiar na associação. Além disso, o Coordenador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, Pedro Ribeiro Silva, destacou a importância da participação de Palmela na rede e reconheceu que têm aprendido muito com o município.

A cerimónia de assinatura do Protocolo de Adesão encerrou com o hastear da bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, atribuída ao Município de Palmela.

A adesão de Palmela à Rede de Cidades e Vilas que Caminham é um importante passo para promover a mobilidade e a qualidade de vida no concelho. Ao fazer parte desta rede, o município terá acesso a formações e eventos relacionados ao tema, além de poder compartilhar experiências e boas práticas com outros municípios. A inclusão na rede é um reconhecimento do compromisso de Palmela em promover a caminhabilidade e melhorar as condições de circulação pedonal e viária.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

A-Nova-Sala-STEAM-Lab
Atualidade
A Nova Sala STEAM Lab na Escola Básica e Secundária José Saramago

A Escola Básica e Secundária José Saramago, localizada na freguesia de Poceirão, inaugurou recentemente

Mercado-dos-Saberes
Atualidade
Mercado dos Saberes e Sabores 2024: Inscreva-se até 2 de fevereiro

O Mercado dos Saberes e Sabores 2024 é um evento promovido pelo Município de

Apoio-Financeiro
Atualidade
Apoio Financeiro para Melhoria das Escolas Públicas de Palmela

No dia 10 de janeiro, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, a