Parque Metropolitano da Biodiversidade

O Parque Metropolitano da Biodiversidade, no município do Seixal, foi criado com o objetivo de valorizar e proteger os habitats classificados. Nesse sentido, têm sido realizadas atividades como a requalificação da vegetação existente, a recuperação da impermeabilização de um charco mediterrânico temporário ou a criação e aproveitamento da rede de percursos pedonais e cicláveis existentes.

Pela sua dimensão e localização, o Parque assume um papel importante na estrutura verde e recreativa do Seixal, estendendo-se, numa primeira fase, por cerca de 7 hectares. O objetivo é alargá-lo a uma área total de 400 hectares, tornando-se assim no segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, superado apenas por Monsanto.

O parque insere-se no Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira, onde existem habitats naturais ameaçados de extinção e designados de habitats prioritários. Podemos encontrar dois destes habitats no terreno e nas imediações do parque: 3170 charcos temporários mediterrânicos e 4020 charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix. Estas zonas estão devidamente identificadas no parque, sendo possível percorrer os seus caminhos e descobri-las.

O recinto inclui também um pequeno espaço de interpretação e educação ambiental, a Casa da Biodiversidade. Neste espaço existe uma área multiusos, onde se encontra um pequeno charco que permite a visualização de anfíbios em ações de educação ambiental, sem se proceder à sua captura e manuseamento. Pretende-se, desta forma, diminuir a carga de visitação nas lagoas naturais existentes, preservando-as ao nível da perturbação da vida selvagem local. Além disso, poderá ainda usufruir do Parque das Merendas, localizado na zona mais elevada do Parque Metropolitano da Biodiversidade. 

Pode conhecer este importante equipamento ambiental seixalense na Avenida Pinhal do Caldas, Verdizela, freguesia de Corroios. 

Todo o parque está equipado com acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida. 

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Bairro-Comercial-Digital
Atualidade
Futuro Bairro Comercial Digital de Amora: O Avanço do Comércio Online

A digitalização do comércio tem sido uma tendência global, impulsionada pela necessidade de adaptação

hoteis-para-insetos
Lazer
Aprenda como construir hotéis para insetos e ajude a preservar a biodiversidade

Os insetos, como abelhas, abelhões, vespas, moscas, borboletas, escaravelhos e formigas, desempenham um papel

Origens-do-Seixal
História
Descubra a História e Origens do Seixal: Uma Visita Guiada ao Centro Histórico

Na cidade do Seixal há uma história rica e origens que valem a pena