O projeto “Parque Recreativo Cidade do Barreiro”, referente à intervenção realizada no Pólis, valeu à Câmara Municipal a conquista do prémio na categoria “Espaço Público – António Almeida Henriques” durante a Portugal Smart Cities Summit.
Este certame, que já vai na sua 10ª edição e que decorre no recinto da Feira Internacional de Lisboa (FIL) no Parque das Nações, premiou a edilidade barreirense pelo trabalho desenvolvido na zona ribeirinha da cidade.
O prémio “Espaço público – ANTÓNIO ALMEIDA HENRIQUES” tem como objetivo incentivar e premiar projectos e iniciativas que sejam criadores de espaços públicos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas favorecendo a interação social e a criação de comunidades.
O trabalho de requalificação efectuado na zona ribeirinha, Pólis barreirense, permitiu que toda aquela área fosse capaz de atrair uma Clínica da CUF, equipamentos de restauração e de lazer, um empreendimento imobiliário e um investimento para a instalação de equipamento para a prática do padel.
A obra, agora premiada, permitiu resolver um problema com que a população se deparava havia mais de uma década, recuperando não só a zona, como também devolvendo à população um espaço de fruição, e em simultâneo mostrar como é possível alavancar a economia local.
Os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, agora atribuídos foram instituídos pela Fundação AIP em 2023, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, que é o evento líder das Smart Cities em Portugal.
Estes visam distinguir projetos inovadores, sustentáveis, eficientes e soluções de inteligência urbana, contribuindo para a concretização de práticas efetivas que tornam as nossas cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis.
Podem apresentar candidaturas, as Comunidades Intermunicipais, os Municípios e as Juntas de Freguesia detentoras de projetos orientados para a implementação com sucesso de projetos sustentáveis, eficientes e pela criação de soluções de inteligência urbana.