Politécnico de Setúbal: Oferta de 1.212 Vagas no Concurso Nacional de Acesso 2024/2025

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está pronto para receber os novos estudantes no próximo ano académico, com uma oferta de 1.212 vagas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior. Esta quantidade expressiva de vagas demonstra o compromisso do IPS em oferecer oportunidades de formação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento educacional da região de Setúbal.

Aumento de Vagas no Ensino Superior

Seguindo a tendência nacional, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) divulgou um aumento no número total de vagas disponíveis em todo o país. Com um acréscimo de 158 vagas em relação ao ano anterior, o total agora é de 55.166 vagas. No entanto, é importante ressaltar que apenas 13 das 34 instituições de Ensino Superior público apresentam um aumento de lugares disponíveis.

No que diz respeito às áreas disciplinares, há um reforço global de lugares nos cursos de Educação Básica, Competências Digitais e Medicina. O IPS também acompanha esta tendência, com cursos como Engenharia Informática, Gestão de Sistemas de Informação e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores atingindo o maior número de vagas.

Educação Básica e Saúde em Destaque

Na área das Ciências Sociais, o curso de Educação Básica disponibiliza o maior número de lugares no IPS, com um total de 52 vagas. Já no campo da Saúde, o curso de Enfermagem destaca-se, oferecendo 46 vagas. Além disso, o curso de Enfermagem também apresenta uma novidade: a possibilidade de uma dupla titulação em parceria com a Artevelde Hogeschool, na Bélgica. Esta parceria oferece aos estudantes uma experiência de aprendizagem internacional única, pioneira no Ensino Superior politécnico português.

Regimes Especiais e Concursos Específicos

Além das 1.212 vagas destinadas ao regime geral, o IPS disponibiliza mais 495 lugares para regimes especiais e concursos especiais de acesso. Esta variedade de opções permite que os candidatos encontrem a melhor forma de ingressar no Ensino Superior, de acordo com as suas características e necessidades específicas.

Formação Avançada: Mestrados e Pós-Graduações

Para aqueles que desejam prosseguir os seus estudos além da licenciatura, o IPS oferece uma ampla variedade de cursos de formação avançada, como mestrados e pós-graduações. As candidaturas para estes cursos ocorrem até à primeira semana de julho e há um total de 828 vagas disponíveis. Estes cursos abrangem áreas como Saúde, Educação, Ciências Empresariais, Engenharia e Tecnologia, proporcionando oportunidades de especialização e aprimoramento profissional.

Próximos Passos: Inscrições e Candidaturas

Os estudantes interessados em ingressar no IPS devem ficar atentos às datas de inscrição e candidatura. O Concurso Nacional de Acesso tem início previsto para o dia 22 de julho, sendo essencial que os candidatos se informem sobre os prazos e requisitos específicos para cada curso.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Mobilidade-no-Verao-da-Arrabida
Atualidade
Mobilidade no Verão da Arrábida

O nome? “Programa Arrábida sem Carros e em Segurança 2024 – Arrábida O2”. O

Setubal-ECOXXI
Atualidade
Setúbal “é” ECOXXI 

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou em reunião pública a candidatura ao galardão

Arvore-da-Liberdade
Atualidade
A "Árvore da Liberdade" Celebra os 50 Anos do 25 de Abril em Setúbal

No dia 25 de Abril, Setúbal inaugurou a “Árvore da Liberdade”, uma peça de