Pousada da Juventude de Almada reforça alojamento estudantil

Pousada da Juventude de Almada reforça alojamento estudantil

O ano letivo está aí à porta e com ele traz a preocupação de arranjar a casa para milhares de alunos que foram colocados em universidades longe de casa. As pousadas da juventude do país vêm reforçar o apoio a estes alunos e a Pousada da Juventude de Almada não é exceção.

O gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou que 19 Pousadas da Juventude irão reforçar em cerca de 9% o alojamento estudantil no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

O valor dos quartos varia entre os 200€ e 300€ por pessoa. Os quartos podem ser duplos ou múltiplos e o valor da estadia inclui pequeno-almoço, wi-fi, limpeza diária, troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente e o acesso à cozinha de alberguista. O valor do quarto pode descer ainda mais através do desconto do Cartão Jovem Europeu, de 10% para quartos duplos e 20% para quartos triplos, avança o gabinete do Secretário de Estado. Estudantes bolseiros podem também beneficiar de descontos nestes alojamentos. Esta é uma iniciativa enquadrada no programa Movijovem que integra o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior que tem como objetivo auxiliar os estudantes que ingressam no Ensino Superior a encontrar alojamento.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, garantiu recentemente que até ao final do ano de 2026, existirão mais 15 mil camas disponíveis para estudantes, graças a fundos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

As Pousadas da Juventude que estão integradas neste programa que aumenta o número de camas disponíveis para o alojamento de estudantes em Abrantes, Almada, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa (Centro e Parque das Nações), Oeiras, Ponte de Lima, Portimão, Porto, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Espera-se que a Pousada da Juventude de Almada venha a acolher principalmente alunos colocados na Nova FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia).

Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior já são conhecidos. Foram colocados quase 50 mil alunos.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Flexibus-Expande-Servico
Atualidade

Flexibus Expande Serviço Gratuito de Mobilidade Inclusiva a Caparica e Trafaria

A mobilidade é um desafio crucial para muitas comunidades, especialmente aquelas com acesso limitado a transportes públicos. No entanto, uma solução inovadora está...

Almada-Educa
Atualidade

Descubra a Revolução Educacional: A Aplicação "Almada Educa" da Câmara Municipal de Almada

A Câmara Municipal de Almada acaba de lançar uma solução inovadora para elevar o envolvimento dos pais e encarregados de educação no percurso...

Eleicoes-Europeias
Atualidade

Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir uma participação democrática mais abrangente, a legislação eleitoral portuguesa...