O objetivo tem tanto de ambicioso como de importante para o Barreiro. A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) anunciou a captação de 7 milhões 786 mil e 450 euros, tendo em vista a renovação do seu parque escolar, durante a próxima década. Anunciado pela presidência da edilidade, este ambicioso projecto municipal de futuro terá ou poderá ter diversas fontes de financiamento.
Uma delas é o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que financia a renovação da Escola de Santo António. Quanto a esta escola, o objectivo é ter até ao final do Verão o concurso público lançado para que se possa calendarizar o início das obras, visto que o período lectivo não pode ser interrompido, embora possa haver reajustamentos temporários para garantir o avanço das obras e o normal funcionamento escolar.
As obras na escola de Santo António revestem-se de um significado simbólico também por representarem um sinal de melhoria que será extensível às escolas de todo o município. As alternativas de financiamento são o programa PT 2030 e por último e em caso de insucesso em algum dos programas acima referidos, o orçamento camarário.
Neste caso e tendo já o projeto de execução realizado, a CMB tomará a decisão política de as ir reabilitando, embora mantendo sempre a atenção focada em futuros processos de candidaturas.
Na calha está já a apresentação de novas candidaturas para a recuperação total de outras três escolas, nomeadamente os estabelecimentos Alfredo da Silva, da Quinta Nova da Telha e Augusto Cabrita. Com as candidaturas referentes a essas três escolas entregues seguir-se-ão os projectos de renovação de mais estabelecimentos de ensino.
Neste lote estão incluídas as escolas Casquilhos e Álvaro Velho. Perfazendo um investimento avultado por parte da Câmara Municipal mas que significa progresso e melhorias das condições de aprendizagem e trabalho de toda a comunidade escolar.