“SARA” para revolucionar a Saúde no Litoral Alentejano

O ano de 2024 traz consigo importantes notícias para o Litoral Alentejano. As populações da região têm, desde os últimos dias de 2023, um novo serviço de atendimento telefónico que visa colmatar as dificuldades de comunicação com os diversos serviços de saúde da região.

Trata-se do Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA), que tem como objectivo reduzir “os constrangimentos no contacto telefónico” com as unidades de saúde. O sistema permite devolver chamadas não atendidas e facilita o acesso dos utentes aos cuidados de saúde primários, evitando deslocações desnecessárias.

A partir de agora, “o utente liga para a unidade, utilizando o mesmo número, vai ter um automatismo que o vai guiar nas opções que deve escolher e depois vai para uma lista de espera das administrativas das várias unidades que, ao longo do dia, vão respondendo às chamadas telefónicas”, indicou.

Com isto, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) irá “conseguir diminuir o número de reclamações”, além de evitar a deslocação dos utentes às unidades de saúde “para marcação de consultas ou renovação de receitas”, estimou Catarina Filipe, presidente do conselho de administração da ULSLA.

Outra e significativa vantagem do SARA, para além da diminuição do número de reclamações, é a de evitar a deslocação dos utentes às unidades de saúde para marcação de consultas ou renovação.

As queixas e reclamações recebidas pelas unidades de saúde diziam, sobretudo, respeito à dificuldade no contacto telefónico com as unidades, avançou a responsável da ULSLA.

A aplicação começou a funcionar em todos os centros de saúde do litoral alentejano na quinta-feira, à excepção da unidade de Grândola que terá o seu início mais tarde.

É importante frisar, no entanto, que este sistema só se aplica nas unidades de cuidados de saúde personalizados e familiares, já que a Saúde Pública e as Unidades de Cuidados Continuados ficam de fora desta reformulação.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Alegro-Setubal
Atualidade
Alegro Setúbal adere à “Hora Silenciosa”: Inclusão e Sensibilidade às Perturbações do Espectro do Au...

O Alegro Setúbal, gerido pela Nhood Portugal, é pioneiro em Portugal na implementação do

Coletivos-com-Voz
Atualidade
Coletivos com Voz Seleciona Projetos a Apoiar

O Coletivos com Voz é uma iniciativa que visa apoiar projetos sociais e culturais

Regiao-de-Setubal
Atualidade
Região de Setúbal é líder em investimento

Em Portugal, de um total de 49 projectos PIN na lista de projectos em