Seixal vai ter um novo hospital – Concurso deve avançar no primeiro trimestre de 2024

O governo anunciou que está em condições de lançar o concurso público para a construção do novo hospital de proximidade do Seixal até final do primeiro trimestre de 2024. A confirmação foi dada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Na abertura da apresentação pública do Atlas dos Municípios Saudáveis, que decorreu no Fórum Municipal, o Presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, instou o Governo a avançar com o projeto do novo hospital da região. Em resposta ao autarca eleito pela CDU, Manuel Pizarro disse: “Eu sei que o projeto de arquitetura do novo hospital de proximidade do Seixal já está ultimado. Não sei se está completamente aprovado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), mas está ultimado”. O ministro garantiu ainda que o concurso da obra iria, “sem nenhuma dúvida”, avançar no primeiro trimestre do próximo ano.

Em seguida, e em jeito de resposta, o ministro da saúde incentivou o responsável máximo do executivo do Seixal a avançar com outros projetos relacionados com a área da saúde na região como a nova Unidade de Saúde Paio Pires e a nova Unidade de Saúde da Rosinha na Amora. Foi ainda referido o projeto de ampliação da Unidade de Saúde de Fernão Ferro, pese embora o facto de este projeto estar ainda dependente de fundos provenientes do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) que ainda não estão garantidos pela autarquia.

A confirmação de que o projeto do novo hospital do Seixal será colocado em marcha foi feita à margem da apresentação do Atlas dos Municípios, projeto no qual foi feita uma caracterização das condições de saúde da população de 64 concelhos com base em 94 indicadores (54 prioritários e 40 complementares). Este projeto tem como principal objetivo informar a decisão dos políticos responsáveis pelo setor no país.

À margem do evento, o ministro Manuel Pizarro admitiu ainda que apesar da evolução verificada no setor da saúde em Portugal nas últimas décadas, o panorama atual representa um desafio que exige a articulação de todos os setores e a colaboração dos profissionais das mais variadas áreas dentro do setor assim como de cada autarquia, a um nível mais regional, de forma a melhorar a situação.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Aescolamexe
Atualidade
Aescolamexe: Planeie atividades e eventos incríveis com o apoio da autarquia do Seixal

Já imaginou poder participar em atividades culturais e desportivas durante todo o ano letivo?

rastreamento-gratuito
Atualidade
Pode realizar rastreamento gratuito de cancro da mama no Seixal

O cancro da mama é uma doença oncológica que afeta muitas mulheres em Portugal

Bairro-Comercial-Digital
Atualidade
Futuro Bairro Comercial Digital de Amora: O Avanço do Comércio Online

A digitalização do comércio tem sido uma tendência global, impulsionada pela necessidade de adaptação