Setúbal com 19 mandatos para as eleições de Março

O mapa da Comissão Nacional de Eleições (CNE) com o número de deputados a eleger para a Assembleia da República e a sua distribuição pelos círculos eleitorais, em Diário da República, ditou alterações em relação às legislativas de Janeiro de 2022. 

Desta forma, a distribuição pelos círculos eleitorais, determinou que o círculo eleitoral de Setúbal, devido ao aumento do número de eleitores inscritos, passa a eleger 19 deputados (mais um deputado do que em 2022), o mesmo número de eleitos por Braga.

Esta transferência de mandatos deve-se ao aumento de perto de seis mil recenseados em Setúbal, ao passo que Viana do Castelo perdeu este mandato em virtude do decréscimo de cerca de 2.500 eleitores.

Todos os restantes círculos eleitorais mantêm a distribuição de mandatos, que no total são 230 e que se distribuem da seguinte forma:

O maior círculo eleitoral continua a ser Lisboa que elege 48 deputados, seguido pelo círculo eleitoral do Porto que elege 40.

Braga e Setúbal elegem 19 cada um, seguidos de Aveiro com 16 e de Leiria com 10 mandatos. 

Com nove deputados permanecem Coimbra, Faro e Santarém, enquanto Viseu tem oito lugares no parlamento para distribuir. 

Os 11 mandatos atribuídos às regiões autónomas mantêm a mesma distribuição; a Madeira com seis deputados e os Açores com cinco. Com os mesmos cinco mandatos da Região Autónoma dos Açores está o círculo eleitoral de Vila Real, seguido de Castelo Branco com quatro.

O menor número de mandatos encontra-se nos círculos de Beja, Bragança, Évora e Guarda que continuam com três deputados, enquanto com dois mantêm-se Portalegre, Europa e Fora da Europa.

O Presidente da República decretou na segunda-feira a dissolução do parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas para 10 de Março, oficializando o anúncio feito ao país em 9 de Novembro.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Arvore-da-Liberdade
Atualidade
A "Árvore da Liberdade" Celebra os 50 Anos do 25 de Abril em Setúbal

No dia 25 de Abril, Setúbal inaugurou a “Árvore da Liberdade”, uma peça de

Praias-de-Setubal
Atualidade
Praias de Setúbal: Onde a Beleza Natural e a Qualidade Excepcional se Encontram

O litoral do concelho de Setúbal é conhecido pelas suas praias deslumbrantes e águas

Setubal-ECOXXI
Atualidade
Setúbal “é” ECOXXI 

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou em reunião pública a candidatura ao galardão