A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou em reunião pública a candidatura ao galardão ECOXXI 2024. O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE) e pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) desde 2005.
Tem como objetivos a identificação e o reconhecimento de boas práticas ambientais, com a valorização, entre outros aspetos, da educação no sentido da sustentabilidade e da qualidade ambiental.
A comunicação disponibilizada pela CMS, descreve o âmbito e objectivos deste programa europeu; este visa reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas de sustentabilidade, a nível municipal, com base em indicadores de desenvolvimento sustentável.
A constituição de uma plataforma organizada para o debate, que funciona como metodologia a ser utilizada pelo município para sistematização do trabalho e dos resultados dos diferentes serviços.
Mas para além da dimensão metodológica, o Programa ECOXXI contribui igualmente para promover o conhecimento do território através da recolha de informação assente nos princípios de sustentabilidade, estimular o diálogo e empenho dos envolvidos na construção de uma cidade mais resiliente, sustentável e inclusiva, além de reconhecer as melhores políticas e práticas em matéria de desenvolvimento sustentável, através do cumprimento de critérios de sustentabilidade local.
O programa engloba 12 setores, que são a Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza e Biodiversidade, Ordenamento do Território, Ar, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Agricultura e Turismo, os quais resultam em 21 indicadores que, por sua vez, se dividem em sub-indicadores.
Apraz-nos também relembrar que o município de Setúbal, tem sido distinguido, desde 2017, com o galardão ECOXXI, ao perseverar na concretização dos objetivos políticos, através da política do ambiente de forma a “manter a distinção e aumentar a pontuação atingida”, destaca a deliberação aprovada.