Setúbal “é” ECOXXI 

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou em reunião pública a candidatura ao galardão ECOXXI 2024. O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE) e pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) desde 2005.

Tem como objetivos a identificação e o reconhecimento de boas práticas ambientais, com a valorização, entre outros aspetos, da educação no sentido da sustentabilidade e da qualidade ambiental.

A comunicação disponibilizada pela CMS, descreve o âmbito e objectivos deste programa europeu; este visa reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas de sustentabilidade, a nível municipal, com base em indicadores de desenvolvimento sustentável.

A constituição de uma plataforma organizada para o debate, que funciona como metodologia a ser utilizada pelo município para sistematização do trabalho e dos resultados dos diferentes serviços.

Mas para além da dimensão metodológica, o Programa ECOXXI contribui igualmente para promover o conhecimento do território através da recolha de informação assente nos princípios de sustentabilidade, estimular o diálogo e empenho dos envolvidos na construção de uma cidade mais resiliente, sustentável e inclusiva, além de reconhecer as melhores políticas e práticas em matéria de desenvolvimento sustentável, através do cumprimento de critérios de sustentabilidade local.

O programa engloba 12 setores, que são a Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza e Biodiversidade, Ordenamento do Território, Ar, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Agricultura e Turismo, os quais resultam em 21 indicadores que, por sua vez, se dividem em sub-indicadores.

Apraz-nos também relembrar que o município de Setúbal, tem sido distinguido, desde 2017, com o galardão ECOXXI, ao perseverar na concretização dos objetivos políticos, através da política do ambiente de forma a “manter a distinção e aumentar a pontuação atingida”, destaca a deliberação aprovada.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Mobilidade-no-Verao-da-Arrabida
Atualidade
Mobilidade no Verão da Arrábida

O nome? “Programa Arrábida sem Carros e em Segurança 2024 – Arrábida O2”. O

Arvore-da-Liberdade
Atualidade
A "Árvore da Liberdade" Celebra os 50 Anos do 25 de Abril em Setúbal

No dia 25 de Abril, Setúbal inaugurou a “Árvore da Liberdade”, uma peça de

Praias-de-Setubal
Atualidade
Praias de Setúbal: Onde a Beleza Natural e a Qualidade Excepcional se Encontram

O litoral do concelho de Setúbal é conhecido pelas suas praias deslumbrantes e águas