O Teatro da Terra apresenta, entre os dias 3 e 7 de dezembro às 21 horas, no Fórum Cultural do Seixal, a peça “Homem-Almofada”. Trata-se de uma narrativa sombria e intrigante que explora a relação entre a arte, a moral e o livre arbítrio.
Como pano de fundo, um estado totalitário, não especificado. Neste, decorre a vida de Katurian, um escritor de contos macabros e violentos. Devido a um mimetismo entre os seus contos e uma série de assassinatos de miúdos, Katurian é levado para interrogatório. Ao longo da peça os presentes são levados a assistir à confrontação de Katurian pelos detetives Tupolski e Ariel, que procuram extrair uma confissão sobre os crimes.
Durante o interrogatório, Katurian revela detalhes sobre o cenário da sua vida, incluindo a infância perturbada marcada pelos abusos dos pais e a relação com o seu irmão, Michal, portador de uma deficiência mental.
Com o aprofundamento do enredo, são revelados os limites entre realidade e ficção, que se confundem, e onde Katurian é forçado a confrontar o impacto das suas histórias e a responsabilidade que ele pode (ou não) ter pelos crimes.
Debruçando-se sobre o poder da narrativa, esta encenação pretende levantar questões como as que incidem, ou não, sobre as consequências das criações e até que ponto poderá existir uma responsabilização pelo que escrevemos ou imaginamos.
Os bilhetes custam 10€, sendo que jovens até 25 anos, munícipes, reformados, trabalhadores das autarquias do Seixal, profissionais do espetáculo e Teatro da Terra, têm um desconto de 4€, podendo ser adquiridos na bilheteira online, no balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, sábados, das 14h30 às 19 horas, e na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1h30 antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu início.
Esta peça é baseada na obra de Martin McDonagh, intitulada The Pillowman, tendo sido traduzida por Fernando Villas-Boas e protagonizada por Francisco Vistas, João Araújo, João Tempera, Marcantonio Del Carlo. A encenação está a cargo de Miguel Sopas. Deixamos a nota de que se trata de um espectáculo para adultos.