Palmela Celebra o Dia Internacional da Mulher com Eventos de Cinema, Desporto e Encontros para Promover a Igualdade

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em Palmela nos meses de março e abril, com uma série de eventos que visam promover a igualdade entre mulheres e homens. Estas iniciativas incluem exibições de filmes, atividades desportivas, exposições, concertos, debates e encontros temáticos.

Olhares do Mediterrâneo – Festival de Cinema Feminino

Uma das principais atrações do programa é o Olhares do Mediterrâneo – Festival de Cinema Feminino. Este festival internacional de cinema é dedicado à cinematografia feminina e apresenta curtas e longas-metragens premiadas na última edição do festival. As exibições acontecem no Cine-Teatro S. João, em Palmela, e no Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro.

Atividades Desportivas

As atividades desportivas também fazem parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher em Palmela. No dia 7 de março, haverá uma aula aberta de ginástica localizada na Piscina Municipal de Pinhal Novo. A aula é destinada a praticantes do sexo feminino que não estão matriculadas em atividades desportivas regulares. Além disso, no dia 8 de março, a Piscina Municipal de Palmela abrirá portas para um dia de atividades na Escola de Natação. Esta iniciativa é voltada para nadadoras que não estão matriculadas em aulas regulares. Também no dia 8 de março, haverá uma aula aberta de Aikido na Piscina Municipal de Pinhal Novo, destinada a praticantes do sexo feminino que não estão matriculadas em atividades regulares de Aikido.

Presentes para as Mulheres

No dia 9 de março, serão entregues presentes para mulheres nos Mercados Municipais de Palmela e Pinhal Novo. É uma forma de reconhecer e celebrar as mulheres da comunidade.

Conversas Sem Margens

No dia 9 de março, a Biblioteca Municipal de Palmela será palco das “Conversas Sem Margens – Com Abril, Março é o ano todo”. Neste evento, será apresentado o relatório multimédia “Às escondidas, eles também fazem a Revolução”, um trabalho jornalístico da revista digital Divergente. Este trabalho retrata a vida de duas mulheres (Luísa Tito de Morais e Maria Machado Pulquério) durante o período de clandestinidade antes do 25 de Abril. A exibição contará com a presença das duas mulheres protagonistas.

Conversas em Abril – Empreendedorismo Feminino

No dia 14 de março, no Centro Comunitário do Monte do Francisquinho, em Pinhal Novo, acontecerá uma conversa sobre empreendedorismo feminino. O encontro tem como objetivo discutir e promover o papel das mulheres no empreendedorismo, destacando as suas conquistas e desafios.

Palmela Marcha pela Igualdade

Ao longo dos meses de março e abril, acontecerá a primeira edição da “Palmela Marcha pela Igualdade”. Este evento conjunto será realizado no Centro Comunitário do Monte do Francisquinho e em outros locais do município de Palmela. A programação incluirá exposições, concertos, debates, encontros temáticos e outras atividades que visam promover a igualdade entre mulheres e homens e combater a discriminação em diversos setores, através do networking.

Outras Atividades

Além destes eventos, estão previstas outras atividades, como o “Freedom Storytelling Tour”, que consiste na leitura de textos alusivos às mulheres e à liberdade, num percurso pelo centro de Águas de Moura. Também está programada a exibição do filme “Conceição Matos: coragem hoje, abraços amanhã”, seguida do lançamento do livro “Eles estiveram nas prisões do fascismo”, da URAP.

Organização e Contribuição para a Igualdade de Género

O programa é organizado pela Câmara Municipal de Palmela, Palmela Desporto, E.M. e SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social. Estas iniciativas fazem parte do Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação – PMIND Palmela | 2021-2024 e contribuem para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Género.

Programação:

DataHorárioEventoLocal
7 de Março19h30Aula de Ginástica LocalizadaPiscina Municipal de Pinhal Novo
7 e 8 de Março21h30Olhares do MediterrâneoCine-Teatro S. João (Palmela) e Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro
8 de Março7h30, 9h, 13h15, 14h e 20h15Dia Aberto Escola de NataçãoPiscina Municipal de Palmela
8 de Março19h30Aula de AikidoPiscina Municipal de Pinhal Novo
9 de MarçoEntrega de PresentesMercados Municipais de Palmela e Pinhal Novo
9 de Março16h00Conversas Sem MargensBiblioteca Municipal de Palmela
14 de Março15h-17h30Conversas em Abril – EmpreendedorismoCentro Comunitário do Monte do Francisquinho, Pinhal Novo
Março e AbrilPalmela Marcha pela IgualdadeCentro Comunitário do Monte do Francisquinho e outros locai

Estas são apenas algumas das atividades que acontecerão em Palmela durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher. A programação diversificada pretende promover a igualdade entre mulheres e homens e destacar a importância da participação das mulheres em diversos setores da sociedade. A participação de todos é fundamental para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Oficina-de-Fogaca
Gastronomia
Oficina de Fogaça para Pais e Filhos/as

Já ouviu falar da Fogaça de Palmela? Esta deliciosa iguaria é um dos doces

Cinema-Infantil
Cultura
Cinema Infantil: duas novas sessões para assistir em abril!

A cidade de Palmela prepara-se para receber duas sessões de cinema infantil cheias de

Primaverar-Liberdades
Cultura
A Viagem... Primaverar Liberdades: A Exposição que Celebra a Liberdade

A exposição “A Viagem… Primaverar Liberdades” é uma das ações do programa “Abril para