A maior caixa de música do mundo está em Palmela 

Situado numa recôndita vila do concelho de Palmela, chamada Arraiados (ou “no meio do nada”, como diz uma crítica do google), o Museu da Música Mecânica oferece a quem o visita uma autêntica viagem no tempo, através de sons e melodias do passado e do presente e onde podemos conhecer a maior caixa de música do mundo.  

O museu foi fundado no ano 2000, por Luís Cangueiro, um ávido colecionador de instrumentos musicais mecânicos, o museu dedica-se a preservar e a exibir estas incríveis máquinas e a sua história. É uma experiência que tem tanto de mágica como de educativa, como se tivéssemos no meio de uma orquestra, que não precisa de músicos, mas não tem menos vida por isso. 

Apesar da estética exterior mais moderna, ao entrarmos somos automaticamente transportados para uma outra era sonora, enquanto a atmosfera se enche de sons de pianos, caixas de música, jukeboxes, gramofones e outros instrumentos dos séculos XIX e XX, numa coleção com mais de 600 peças incrivelmente bem preservadas.

As grandes estrelas desta coleção são o Seybold, uma espécie de ornitorrinco da música, que junta um piano e um acordeão, tocado de forma mecânica, e o Polyphon, a maior caixa de música do mundo, com mais de uma tonelada e uns impressionantes 3,5m de altura. Mas há também os cilindros de música que são verdadeiras obras de arte e inúmeras outras peças que tanto nos fazem cair o queixo como bater o pé. 

Por estas e muitas razões, porque não tirar umas horinhas ao fim-de-semana para ir visitar o Museu da Música Mecânica? Pode ser que saia de lá com um novo sorriso no rosto e uma melodia no coração… e o GPS ligado, porque é mesmo “no meio do nada”. 

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Um-Filme-em-Forma-de-Assim
Cultura
"Um Filme em Forma de Assim" - Mergulho Emocional no Legado de Alexandre O’Neill em Palmela

O município de Palmela prepara-se para uma noite memorável no dia 24 de maio,

Fantasiarte
Cultura
30 Anos de "Fantasiarte": Celebrando 3 Décadas de Expressão Artística na Comunidade Educativa de Pal...

Há 30 anos, nasceu em Palmela um projeto que se tornou um pilar fundamental

Biblioteca-Municipal
Cultura
A Exposição "25 de Abril presente e futuro" na Biblioteca Municipal de Palmela

A Exposição Documental “25 de Abril presente e futuro, sempre com a força dos