O Coral Luísa Todi foi fundado em 25 de Outubro de 1961, por Maria Adelaide Rosado Pinto e Aurélio Lino da Conceição Fernandes, preenchendo o espaço deixado vago pelo desaparecimento do agrupamento polifónico dos anos 30, o Orfeão Cetóbriga. Deste modo, o novo conjunto de coralistas veio reavivar uma tradição musical de que Setúbal se orgulha, como terra que viu nascer grandes músicos e cantores, sendo Luísa Todi o seu expoente máximo.
Em 30 de julho de 1963, o Coral Luísa Todi fazia a sua primeira apresentação pública, no então Cine-Teatro Luísa Todi, com lotação esgotada e entusiasmada, para assistir à concretização de um sonho de vários anos.
Sessenta anos passados e no mesmo local (hoje o Fórum Municipal), o Coral Luísa Todi faz uma viagem pela história, uma viagem de êxitos e de prestígio, de grandes realizações, de viagens e de amigos.
Num desfilar de memórias, a música toma conta do palco e marca o compasso do tempo e do espaço, num espetáculo sob a direção do maestro Fernando Malão.
O concerto “Uma Viagem – 60 Anos de História”, comemorativo do sexagésimo aniversário do Coral Luísa Todi, sobe hoje,17 de julho, ao palco, às 21h30. O preço dos bilhetes é de 10 € para a plateia e de 8 € para o balcão.