A Farsa de Inês Pereira no Fórum Luísa Todi em Setúbal

No dia 11 de novembro, às 21h, o Fórum Luísa Todi, em Setúbal, recebe a apresentação da peça “A Farsa de Inês Pereira”. Este espetáculo é uma encenação de Pedro Penim pelo Teatro Nacional D. Maria II. A peça, escrita por Gil Vicente, completa 500 anos desde a sua primeira apresentação no convento de Tomar, perante o rei D. João III. Esta obra é considerada uma das mais perfeitas do “fundador do teatro português”, desfazendo dúvidas sobre o seu talento e originalidade.

Contexto Histórico

No século XVI, a peça de Gil Vicente surgiu como uma resposta às acusações de plágio de algumas peças estrangeiras, das quais o autor vinha a ser acusado. “A Farsa de Inês Pereira” narra as desventuras de uma mulher da classe média portuguesa da época, desafiando o poder familiar e a mentalidade medieval que dominava a sociedade quinhentista. Neste contexto, a obra ganhou destaque como uma crítica à sociedade da época.

Releitura Contemporânea

Quinhentos anos depois, Pedro Penim reescreveu a obra de Gil Vicente, trazendo-a para o nosso tempo. A versão contemporânea de “A Farsa de Inês Pereira” faz parte de uma trilogia dedicada à família, que teve início com “Pais & Filhos”, em 2021, e continuou com “Casa Portuguesa”, em 2022. Nesta nova adaptação, o espetáculo lança um olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, como o trabalho, a sexualidade e o seio familiar.

Elenco e Equipe de Criação

A encenação de “A Farsa de Inês Pereira” está a cargo de Pedro Penim, reconhecido pelas suas habilidades teatrais. O elenco conta com talentosos atores como Ana Tang, Bernardo de Lacerda, David Costa, Hugo van der Ding, Sandro Feliciano, João Abreu e Rita Blanco, que dão vida aos personagens desta história. Para trazer a obra à vida, a equipa de criação conta com profissionais como Joana Sousa na cenografia e adereços, Béhen nos figurinos, Daniel Worm d’Assumpção no desenho de luz, Miguel Lucas Mendes no desenho de som e sonoplastia, e Jorge Jácome responsável pelos vídeos. A assistência de encenação fica a cargo de Joana Brito Silva e a produção é do Teatro Nacional D. Maria II.

Sinopse e Bilhetes

A adaptação contemporânea de Pedro Penim de “A Farsa de Inês Pereira” promete encantar o público com a sua abordagem cáustica dos alicerces da sociedade atual. Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ao preço de 14€.

A peça “A Farsa de Inês Pereira”, uma releitura contemporânea da obra clássica de Gil Vicente, é um dos destaques da oferta cultural do Fórum Luísa Todi em novembro. Não perca a oportunidade de vivenciar esta experiência cultural única.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

425358222_693489366290928_200502671384124873_n
Cultura
Uma Retrospetiva da Arte de Teresa Sousa: Uma Biografia Ilustrada em Exposição

A exposição “Teresa Sousa (1928-1962) – Biografia Ilustrada” é uma retrospetiva da breve e

Grande-Premio-da-Arrabida
Lazer
Inscrições Abertas para o Grande Prémio da Arrábida: Uma Competição Imperdível para os Amantes de At...

É um entusiasta do atletismo e procura um desafio emocionante? Então não perca a

Os-Barrigas-e-os-Magricos
Cultura
“Os Barrigas e os Magriços": Uma Peça para as Crianças

O Teatro Estúdio Fontenova, em Setúbal, apresenta a sua primeira criação do ano, a