Almada Desafia os Alunos a Pensar em Abril no Festival “Curtas na Margem”

O coletivo artístico O Porco Voador e a Academia Almadense uniram-se para apresentar a segunda edição do festival “Curtas na Margem”, em comemoração aos 50 anos do 25 de abril. O festival desafia os alunos de Almada a produzirem curtas-metragens que reflitam sobre os valores de Abril e da liberdade. As inscrições estão abertas até dia 29 de fevereiro e as curtas selecionadas serão exibidas na Academia Almadense no dia 8 de maio.

O Festival “Curtas na Margem”

O festival “Curtas na Margem” é uma iniciativa do coletivo artístico O Porco Voador em parceria com a Academia Almadense. O objetivo do festival é incentivar os alunos de Almada a expressarem a criatividade através do audiovisual e promover a reflexão sobre os valores de Abril e da liberdade. O festival é aberto a estudantes do 3º ciclo e/ou ensino secundário de escolas públicas e privadas de Almada.

As inscrições para o festival estão abertas até dia 29 de fevereiro. Os alunos podem concorrer com curtas-metragens de até seis minutos de duração, de qualquer género cinematográfico. As produções devem refletir os valores de Abril, como liberdade, esperança e transformação. Os participantes podem criar as curtas sozinhos ou em grupo, e as inscrições devem ser feitas através da página do festival.

Avaliação e Premiação

As curtas-metragens inscritas serão avaliadas por profissionais da área cinematográfica, educadores e personalidades ligadas à história contemporânea portuguesa. O júri, composto por nomes como o realizador Fernando Galrito e o escritor Gonçalo M. Tavares, selecionará 15 filmes para exibição no festival. Serão concedidos o Grande Prémio e primeiro, segundo e terceiro prémios para dois escalões: 3º ciclo e ensino secundário.

As curtas-metragens selecionadas serão exibidas no dia 8 de maio, na Academia Almadense. A exibição será aberta ao público e será seguida pela cerimónia de entrega de prémios.

O festival “Curtas na Margem” é uma oportunidade única para os alunos de Almada expressarem a sua criatividade e refletirem sobre os valores de Abril e da liberdade. Através das curtas-metragens produzidas, os estudantes têm a oportunidade de compartilhar as suas perspectivas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O festival promove a arte e a cultura cinematográfica, estimula a colaboração entre os alunos e fortalece os laços entre a Academia Almadense e a comunidade. Não perca a oportunidade de participar neste evento e deixar a sua marca no cinema de Almada.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Almada-Celebra
Cultura
Almada Celebra 50 Anos do 25 de Abril: Uma Celebração da Liberdade

No dia 25 de abril de 1974, Portugal viveu um momento histórico que ficou

Exposicao-Portais-do-Tempo
Cultura
Exposição Portais do Tempo: Uma Viagem pelo Passado e Presente Revolucionários de Portugal

A exposição “Portais do Tempo” é uma oportunidade única para embarcar numa viagem fascinante

Transborda
Cultura
Transborda: Mostra Internacional de Artes Performativas em Almada

Almada prepara-se para receber a quarta edição da Transborda – Mostra Internacional de Artes