Até Maio de 2024, o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto no Pragal em Almada, recebe o projeto “Almada na Rota do Oriente”. Um projecto multidisciplinar e multifacetado, cujo programa inclui uma panóplia de eventos que vão das conferências dedicadas à Literatura, História, Sociologia e Etnografia, a diversos espetáculos de Música e Cinema, e que passa por exposições dedicadas à Pintura, Fotografia, instrumentos musicais e Gastronomia.
Este evento é organizado pela Associação Almada Mundo em estreita parceria com a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, sendo o ideário desta última centrado em Fernão Mendes Pinto, exaltando a universalidade da Peregrinação, escrita no Pragal e publicada no Séc. XVII.
Para este efeito, o projeto “Almada na Rota do Oriente”, inclui, também, um significativo alcance de interação com as escolas, bibliotecas escolares e municipais e que se irá construindo e consolidando ao longo dos oito meses do seu desenvolvimento.
Macau é, desta vez, o principal ponto, como outrora foi, desta rota do Oriente cujo objectivo último é o de recuperar, celebrar e homenagear o legado simbólico da interculturalidade que marcou a odisseia dos Portugueses pelo Oriente, durante séculos.
O território que até Dezembro de 1999 foi o último vestígio da expansão portuguesa, adquire agora o papel simbólico de “ponte” das relações culturais entre o Ocidente e o Oriente ou de forma mais concreta entre Portugal e a China.
No que ao programa diz respeito, aproveitamos para assinalar que no próximo dia 28 terão lugar a exibição do “Ciclo de Cinema: Três Documentários sobre Macau”, de Carlos Fraga, e a exposição de fotografia – “Macau em Contrastes (2010-2018)” de Marisa C. Gaspar, Antropóloga.
Estes eventos repetem-se no dia 13 de Dezembro.
Assinalamos ainda que o ano de 2024 começará, no que diz respeito ao evento, no dia 17 de Janeiro com a Conferência – “A Literatura de Macau”; Orador: Jorge Arrimar; com poetas convidados (Carolina de Jesus / outros) e declamação.
O programa deste evento está disponível no Centro Cultural Fernão Mendes Pinto e online.