“Almada na Rota do Oriente”

“Almada na Rota do Oriente”

Até Maio de 2024, o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto no Pragal em Almada, recebe o projeto “Almada na Rota do Oriente”. Um projecto multidisciplinar e multifacetado, cujo programa inclui uma panóplia de eventos que vão das conferências dedicadas à Literatura, História, Sociologia e Etnografia, a diversos espetáculos de Música e Cinema, e que passa por exposições dedicadas à Pintura, Fotografia, instrumentos musicais e Gastronomia.

Este evento é organizado pela Associação Almada Mundo em estreita parceria com a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, sendo o ideário desta última centrado em Fernão Mendes Pinto, exaltando a universalidade da Peregrinação, escrita no Pragal e publicada no Séc. XVII. 

Para este efeito, o projeto “Almada na Rota do Oriente”, inclui, também, um significativo alcance de interação com as escolas, bibliotecas escolares e municipais e que se irá construindo e consolidando ao longo dos oito meses do seu desenvolvimento. 

Macau é, desta vez, o principal ponto, como outrora foi, desta rota do Oriente cujo objectivo último é o de recuperar, celebrar e homenagear o legado simbólico da interculturalidade que marcou a odisseia dos Portugueses pelo Oriente, durante séculos.

O território que até Dezembro de 1999 foi o último vestígio da expansão portuguesa, adquire agora o papel simbólico de “ponte” das relações culturais entre o Ocidente e o Oriente ou de forma mais concreta entre Portugal e a China.

No que ao programa diz respeito, aproveitamos para assinalar que no próximo dia 28 terão lugar a exibição do “Ciclo de Cinema: Três Documentários sobre Macau”, de Carlos Fraga, e a exposição de fotografia – “Macau em Contrastes (2010-2018)” de Marisa C. Gaspar, Antropóloga.

Estes eventos repetem-se no dia 13 de Dezembro.

Assinalamos ainda que o ano de 2024 começará, no que diz respeito ao evento, no dia 17 de Janeiro com a Conferência – “A Literatura de Macau”; Orador: Jorge Arrimar; com poetas convidados (Carolina de Jesus / outros) e declamação.

O programa deste evento está disponível no Centro Cultural Fernão Mendes Pinto e online.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Dia-Internacional-dos-Museus
Cultura

Celebrando a Essência Cultural de Almada: O Dia Internacional dos Museus 2024

Almada está a celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2024. Este evento anual, instituído em 1977 pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus),...

Chovem-Perguntas
Cultura

“Chovem Perguntas “ em Almada pelo Dia da Criança e não só

O grupo de teatro almadense, Teatro Extremo, irá produzir a 29ª edição do Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público...

Laranjas-e-Pedras
Cultura

Palestiniana Ashtar Theatre traz "Laranjas e Pedras" ao Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada

A Companhia sediada na Palestina, ASHTAR Theatre de Ramallah, traz ao Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) em Almada o espetáculo sem palavras “Laranjas e Pedras”,...