Américo Ribeiro: pela Lente e Tempo

Até dia 6 de Janeiro, a Casa Bocage em Setúbal tem patente a mostra de postais de Boas Festas que Américo Ribeiro recebeu de familiares, amigos e conhecidos ao longo dos anos.

Ilustre setubalense, Américo Ribeiro, captou ao longo dos anos, e como poucos, as vidas, faces, tempos e costumes de Setúbal. Mais de cem mil instantâneos do quotidiano sadino, tirados entre 1927 e 1992, ano do seu falecimento.

Antes da descoberta do que seria a paixão da sua vida, Américo Ribeiro começou por ser carpinteiro e empregado de balcão numa tabacaria. E foi, precisamente, com o apoio do dono desta que Américo Ribeiro comprou a sua primeira máquina fotográfica, dando, assim, início a uma longa e talentosa carreira de repórter- fotográfico.

Deixou marca em inúmeros títulos da imprensa regional e nacional, tais como O Setubalense, A Bola, Diário de Lisboa e Diário Popular, entre outros.

O seu talento e amor à fotografia captaram diversos momentos simbólicos do século XX junto ao Sado. São exemplos disto as diversas visitas de Presidentes da República e da Rainha Isabel II de Inglaterra e até a queda de um hidroavião britânico em Tróia, em Fevereiro de 1941.Setúbal foi a sua musa, o seu modelo e ao longo de várias décadas, captou pela sua lente o “vento que passa”.

A qualidade do seu legado fotográfico foi homenageada, ainda em vida, com a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Cultura, entregue em 1985 pela Câmara Municipal, e, em 1991, com a Medalha de Mérito Distrital.

Esta mostra foca-se na imensa teia de conhecimentos e amizades que Américo Ribeiro foi tecendo no decorrer da sua vida, com o enfoque nos postais que lhe eram endereçados e que são referentes ao Natal e suas festividades.

Pode visitar esta exposição imperdível, até dia 6 de Janeiro, na Casa Bocage. Está aberta ao público de terça a sexta, das 11h às 13h e das 14h às 18h. Aos sábados o horário é das 13h às 18h.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Exposicao-O-Pinhal-
Cultura
Exposição "O Pinhal": Descobrindo a Beleza da Flora da Serra da Arrábida

A Casa Bocage está com uma exposição que destaca a delicadeza e a beleza

Os-Barrigas-e-os-Magricos
Cultura
“Os Barrigas e os Magriços": Uma Peça para as Crianças

O Teatro Estúdio Fontenova, em Setúbal, apresenta a sua primeira criação do ano, a

Circulo-de-Jazz-Fest
Cultura
13ª Edição do Círculo de Jazz Fest: Uma Celebração do Jazz em Setúbal com Abertura de Tó Trips Trio

O Círculo de Jazz Fest está de volta a Setúbal para a sua 13ª