Amigurumi e a Magia do Natal!

O ano aproxima-se do seu fim, a época Natalícia está à porta e o tempo da magia chegou. O Montijo, na Sala Bual da sua Galeria Municipal, transfigura-se e transporta os seus visitantes para a magia da quadra e da noite de Natal.

Do Harry Potter ao pintor Van Gogh, do Principezinho de Saint-Exupéry à Alice do País das Maravilhas de Lewis Carroll, passando pela malvada Rainha de Copas e até o Pai Natal estarão presentes!

Mas como, perguntam os mais curiosos?

A resposta a esta pergunta importante é dada pela artista Ana Malaquias que através do seu enorme talento no trabalho com agulhas, transforma as personagens da nossa imaginação em figuras reais e que serão apreciadas por todos os visitantes da exposição.

O segredo de Ana Malaquias está na técnica que usa para a confecção dos bonecos que estarão patentes no Montijo e que dá pelo nome de Amigurumi. 

E o que é Amigurumi? 

A palavra resulta da junção das palavras japonesas “ami”, que significa malha ou tricô e “nuigurumi” que quer dizer bichos de peluche e tem por base as técnicas de costura conhecidas como são o caso do tricô e do crochê.

A associação entre ambas permite a confecção de figuras, não só para exposição como é o caso desta noite mágica no Montijo, mas também para decoração de espaços interiores e onde a imaginação é o limite. 

Os bonecos “amigurumis” surgiram, ainda durante a década de 1980, no Japão, beneficiando do grande desenvolvimento dos desenhos animados e da cultura popular (pop) da altura.

A “cultura Kawaii”, que significa uma atitude e estética cuidadas, bonitas, valoriza a alta qualidade estética principalmente da cultura pop.

A ponte que Ana Malaquias protagoniza com as suas obras são também uma ligação entre diferentes culturas, centrada no imaginário natalício e não só.

Para os mais e menos jovens, a exposição “Noites Mágicas” é um dos grandes eventos deste Natal e pode ser apreciada na Sala Bual da Galeria Municipal do Montijo, até dia 6 de Janeiro!

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Passos-Alem-do-Tempo
Cultura
“Passos Além do Tempo”: Um Espetáculo de Dança Imperdível

Se é um amante da dança e procura um espetáculo que celebre a diversidade

Montijo-Comedy-Sessions
Lazer
Montijo Comedy Sessions: Uma Noite de Risos e Diversão

Se procura uma noite repleta de gargalhadas e diversão, não pode perder as Montijo

Casa-da-Musica-Jorge-Peixinho
Cultura
Casa da Música Jorge Peixinho: Programação de Janeiro a Março de 2024

A Casa da Música Jorge Peixinho, um dos novos equipamentos culturais municipais do Montijo,