Artista barreirense que cria arte com selos 

Utilitários que se tornaram em colecionáveis, os selos são, hoje em dia, verdadeiras obras de arte, funcionando como uma representação de um período ou de um estado de espírito desta nação. Os selos serviam para enviar mensagens postais e são essas as mensagens, neles guardadas, que inspiram Emanuel Saramago a criar a DanteStamp. 

Nascido no Barreiro no final da década de 80, estudou design industrial, que complementou com programação informática, mas a veia artística nunca o abandonou. Colecionava selos desde criança e sempre pensou que havia algo mais no seu objeto de coleção, especialmente naqueles que acumulava repetidos. 

A ideia surge-lhe em 2019, numa exposição que foi ver em Ljubljana, na Eslovénia, mas guardou-a até ter a oportunidade certa nas notas do telemóvel. Esta surgiu em 2023, quando se despediu para se lançar como freelancer e ter mais tempo para dedicar ao seu primeiro filho, Dante. 

O nome do projeto vem do nome do meu filho, Dante, que curiosamente rima com Stamp (palavra inglês para selo), daí o Dante Stamp. Começou como uma brincadeira, mas acabou por pegar”, explica. “Sozinho com ele em casa, enquanto dormia, comecei a testar a ideia, procurei inspiração e experimentei várias técnicas, para ir aperfeiçoando a ideia”, conclui. 

Emanuel hoje faz quadros com vários temas, sejam mapas de países (tem de Portugal, Angola, Moçambique e França, para já), palavras ou apenas imagens que o inspiram, adquirindo frequentemente selos novos em feiras de velharias. Usa como capa das redes sociais uma imagem do poeta italiano Dante Alighieri, feita também ela em selos, com quem o filho partilha o nome. 

Pode comprar os quadros da DanteStamp através da plataforma Etsy, cujo link encontra nas redes sociais, Facebook e Instagram. Os preços dos quadros variam entre os 20€ e os 40€ com entrega gratuita para todo Portugal continental. 

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Renovacao-escolar-em-curso-
Atualidade
Renovação escolar em curso 

O objetivo tem tanto de ambicioso como de importante para o Barreiro. A Câmara

Festival-para-a-Infancia-Sementes
Cultura
Festival para a Infância Sementes: Um Evento Imperdível na Margem Sul

O Festival para a Infância Sementes está de volta, trazendo consigo uma programação rica

Eleicoes-Europeias
Atualidade
Exercer o Direito de Voto Antecipado nas Eleições Europeias 2024

As Eleições para o Parlamento Europeu de 2024 estão à porta e, para garantir