No auge do calor de verão sabemos que não falta vontade de fazer novos planos e conhecer novas atividades. Cada vila com a sua cultura para explorar, Alcochete, entre outras coisas, tem o Bote Leão. Já conhece este barco que faz uma viagem entre as duas margens do Tejo?
Desde 2016 que o Bote Leão já levou milhares de pessoas a assistir à beleza que as vistas do rio Tejo têm para mostrar e a história por detrás do passeio é ainda mais bonita. Já desde o final do séc. XIX que representava uma das mais importantes ligações entre as duas margens, transportando bens para Lisboa, sendo que o primeiro Bote Leão já não é o que é utilizado nas embarcações e atividades de hoje em dia. Na altura, era apelidado de Rei dos Nordestes. Apesar da incerteza na sua origem, existem algumas provas que indicam que este barco tenha sido construído na Junqueira, em Lisboa, há mais de 200 anos. Este barco representou, e continua a representar, os pescadores e os seus saberes e experiências implícitas na tradição marítima de Alcochete.
A réplica do Bote Leão originou de uma candidatura a fundos comunitários, tendo sido utilizadas as tradicionais técnicas de construção, similares às utilizadas nas antigas embarcações. Procura proporcionar-se uma experiência que ligue os visitantes às diversas histórias de embarcação entre a capital e o Tejo, que devem ser contadas. Além da história, pode contar com uma paisagem de sonho.
Até outubro pode marcar a sua viagem e conhecer o que este cantinho da margem sul, a 20 minutos de Lisboa, tem para lhe contar por apenas 16€ por pessoa (entrada gratuita para crianças até aos 12 anos).
Imagens: https://www.cm-alcochete.pt/visitar/o-que-fazer/passeio-a-bordo-do-bote-leao