Entre 29 de setembro e 15 de outubro vai estar em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, a peça Calvário. Com texto e encenação de Rodrigo Francisco, esta produção resulta de uma co-criação entre a Companhia de Teatro do Algarve e a Companhia de Teatro de Almada.
A peça Calvário mergulha no mundo do teatro público, onde uma companhia está empenhada em montar a célebre obra de Thomas Bernhard, Minetti. No entanto, o ator escolhido para o papel principal não foi a primeira, nem a segunda, nem a terceira escolha. O ator em questão, um veterano do palco com a sua dose de mitomania e arrogância, torna-se uma espécie de duplo do protagonista da peça, Minetti – o ator shakespeariano criado por Bernhard, que espera ansiosamente no hall de um hotel em Ostende pelo diretor de um teatro que prometeu dar-lhe o papel de Lear. No entanto, o encenador deste Minetti parece não estar particularmente interessado na peça, os outros atores não estão satisfeitos com os seus papéis e diversos conflitos e desafios surgem no processo de montagem. Tudo isto ocorre enquanto uma intérprete de língua gestual observa perplexa, antevendo um possível naufrágio coletivo.
Rodrigo Francisco, o dramaturgo, encenador e diretor artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada, é o responsável por trazer esta obra ao palco. O cenário é criado por Céline Demars, os figurinos por Ana Paula Rocha, a iluminação por Guilherme Frazão, e o elenco é composto por Carlos Pereira, Carol Teixeira, João Cabral, João Farraia, Luís Vicente, Pedro Walter e Teresa Mónica.
A peça estará em exibição na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, com representações de quinta-feira a sábado às 21h e matinés às quartas-feiras e domingos às 16h.