Ciclo de Música de Câmara – Almada

O Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, apresenta um ciclo de quatro concertos de música de câmara, que terá como fio condutor a ligação entre a música e a literatura.

O primeiro concerto será do duo 202 Campos Elísios e está agendado para o dia 9 de setembro. Em Ecos literários, será evocado Eça de Queiroz, com música para violoncelo e piano de Offenbach e Augusto Machado, o modelo do Cruges d’Os Maias. Petrarca, Senancour e Byron são a inspiração de dois trechos de Liszt, num recital que termina com a romântica sonata para violoncelo e piano de Chopin.

No dia 15 do mesmo mês sobem ao palco Toy Ensemble com o tenor Carlos Guilherme. Em Música para Shakespeare será interpretado o ciclo Songs of the Clown do austríaco Erich Korngold, extraído da comédia Noite de Reis. Seguir-se-á Rei Lear, uma versão de câmara da tragédia homónima de Shakespeare, composta em 2019 por Alexandre Delgado.

O quinteto A truta, de Franz Schubert, será interpretado no dia 21 de outubro pela Camerata Atlântica. Composta em 1819, esta obra deve o seu título à canção homónima, com poema de Christian Schubart, da qual F. Schubert fez variações. Serve-lhe de prólogo o Quarteto com Piano, de Gustav Mahler.

A fechar, Proust e o tempo é uma viagem à belle époque proposta pelo violetista Pedro Delgado, em duo com o pianista Hélder Marques. O programa reúne compositores caros a Marcel Proust, como Reynaldo Hahn, Léon Honnoré e Gabriel Fauré, terminando com a Sonata de César Franck. Este concerto, que encerrará o ciclo de música de câmara, está agendado para o dia 28 de outubro.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Cassete-Pirata
Cultura
Cassete Pirata: A Banda Indie Portuguesa que Conquistou o Verão vai Tocar no TMJB

Cassete Pirata é unanimemente considerada uma banda estabelecida na cena indie portuguesa. Com um

Uma-Peca-de-Malabarismo
Cultura
“Nuit” - Uma Peça de Malabarismo para Toda a Família

A peça “Nuit” é uma experiência vertiginosa que nos transporta para um mundo paralelo,

Funko-Pop
Atualidade
A Maior Exposição de Funko Pop! da Europa Chega a Almada

Se é fã da cultura pop e coleciona brinquedos, provavelmente já ouviu falar dos