Concurso de Leitura Local promovido pelo Município de Palmela

O Município de Palmela está a promover o Concurso de Leitura Local, com sessões marcadas para os dias 28 de fevereiro e 6 de março, entre as 10h e as 13h, no Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro, e na Escola Básica 2/3 e Secundária José Saramago (Poceirão).

Esta iniciativa surge como continuação do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que foi interrompido este ano letivo por razões de reestruturação. Importa recordar que o município tem participado no CNL desde 2019, com elevados níveis de participação e resultados alcançados.

No dia 28 de fevereiro, a sessão foi dedicada aos alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, enquanto no dia 6 de março será a vez das leituras dos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.

As leituras serão baseadas na obra “Livro Livre”, dos autores Francisco Bairrão Ruivo, Joana Paz e Danuta Wojciechowska. O livro é uma forma de comemorar o dia 25 de abril, introduzindo as crianças e jovens a este marco da história portuguesa e ao seu legado. Celebra os direitos e liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976 como seu principal património e sublinha a importância e responsabilidade de viver numa democracia.

O Concurso de Leitura Local – que contará com animação pelos próprios autores do “Livro Livre” – insere-se nas comemorações do 50º aniversário do 25 de abril. Os estudantes participantes receberão um certificado de participação e os vencedores (os três primeiros classificados de cada nível de ensino) receberão um vale-oferta.

A leitura, assim como a expressividade oral dos participantes, será avaliada por um júri composto por um representante da Rede de Bibliotecas Públicas do Município de Palmela, pelo coordenador intermunicipal da Rede de Bibliotecas Escolares e por um convidado especial presente no evento.

Programa do Concurso

28 de fevereiro – Alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

  • 10h: Abertura do concurso e apresentação dos participantes
  • 10h15: Leitura de excertos do livro “Livro Livre” pelos alunos
  • 11h: Atividade de animação com os autores Francisco Bairrão Ruivo, Joana Paz e Danuta Wojciechowska
  • 12h: Entrega dos certificados de participação e anúncio dos vencedores

6 de março – Alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário

  • 10h: Abertura do concurso e apresentação dos participantes
  • 10h15: Leitura de excertos do livro “Livro Livre” pelos alunos
  • 11h: Atividade de animação com os autores Francisco Bairrão Ruivo, Joana Paz e Danuta Wojciechowska
  • 12h: Entrega dos certificados de participação e anúncio dos vencedores

O Concurso de Leitura Local promovido pelo Município de Palmela é uma excelente oportunidade para os estudantes celebrarem o 25 de abril, através da leitura e expressão oral. Esta iniciativa destaca os direitos e liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976, sensibilizando os jovens para a importância de viver numa democracia. Não perca a oportunidade de participar e mostrar o seu talento na leitura!

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

ovens-na-Pascoa
Lazer
Participe na ação "Jovens na Páscoa 2024" em Palmela

A Páscoa é um momento especial para os jovens, repleto de diversão e atividades

Opera-para-Jovens
Cultura
Jorge Salgueiro e Diogo Faro: Criando uma Ópera para Jovens em Celebração ao 25 de Abril

No contexto das comemorações do 25 de Abril, Jorge Salgueiro e Diogo Faro unem-se

Semente-de-Liberdade
Cultura
Exposição de escultura em cerâmica "Semente de Liberdade" em Palmela

A exposição “Semente de Liberdade” é uma mostra imperdível de esculturas em cerâmica que